Bahia quer receber FSM em 2013

O governador da Bahia Jacques Wagner (PT) afirmou ontem, 29, na cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, que gostaria que o estado recebesse o evento novamente em 2013. O convite foi...

197 0

O governador da Bahia Jacques Wagner (PT) afirmou ontem, 29, na cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, que gostaria que o estado recebesse o evento novamente em 2013. O convite foi reforçado pelo vereador Antonio Brito, que representou o prefeito de Salvador, João Henrique (PDT), na cerimônia.

"Fica o convite desse governador, porque não sei se vou continuar a ser, para que 2013 o Fórum Social Mundial, em edição integral, aconteça nessa primeira capital do país: Salvador", disse. Jacques Wagner tentará a reeleição ao governo da Bahia neste ano, e desde o FSM do ano passado tem manifestado intenção de receber o FSM.

A realização do FSM Temático na Bahia foi o primeiro passo para que Salvador se torne a primeira candidata a sediar o evento daqui a três anos.

O governador atacou a economia neoliberal, mas se mostrou insatisfeito com as alternativas colocadas para outros modelos econômicos. "Nós que resisitimos aos anos de chumbo e ao pensamento único estamos aproveitando pouco com a queda do muro de Wall Street. Estamos debatendo pouco a usura que se expôs em setembro de 2008", disse Jacques Wagner durante a abertura. "Com tanta tecnologia e ciência, se substituídos a usura pela solidariedade, conseguiremos construir um mundo de paz, inclusivo e que tenha o humano no centro das atenções".

Os debates do FSM na Bahia têm se concentrado principalmente em torno do seminário "Crise e Oportunidade", organizado pelo economista Ladislau Dawbor. O seminário é resultado de uma série de eventos e estudos publicados desde setembro do ano passado, quando um grupo de economistas se reuniu para buscar oportunidades para a sociedade com a convergência de crises econômica, ambiental e social. O projeto, idealizado por Ignacy Sachs, e os estudos produzidos vêm sendo publicados no blog "Crise e oportunidade".



No artigo

x