Boicote à Rede Globo critica política monopolista

Organizações e entidades sociais, em especial do Nordeste, promovem nesta sexta-feira(13) um boicote à Rede Globo de Comunicação. O motivo foi uma decisão da diretoria da rede de televisão de tirar de seu satélite...

284 2

Organizações e entidades sociais, em especial do Nordeste, promovem nesta sexta-feira(13) um boicote à Rede Globo de Comunicação. O motivo foi uma decisão da diretoria da rede de televisão de tirar de seu satélite o sinal da TV Diário, emissora cearense que transmitia conteúdo nordestino a todo o país via antena parabólica.

No chamado Dia Nacional do Boicote à Rede Globo pretende-se que telespectadores de todo o país, principalmente os nordestinos, deixem de ver as transmissões da Globo, bem como deixem de consultar todos os meios de comunicação pertencentes ao grupo, como revistas, jornais, rádios e páginas da Internet.

Segundo as organizações que promovem o boicote, a Rede Globo viu-se ameaçada pela TV Diário, que competia pelo público com outras afiliadas da Globo e com o sinal da própria rede, e para não perder audiência e nem prejudicar suas afiliadas resolveu tirar o sinal da emissora de seu satélite.

A última transmissão a nível nacional do conteúdo da TV Diário, conhecida como "a voz que vinha do nordeste brasileiro”, foi realizada no dia 25 de fevereiro. O corte na transmissão nacional da emissora se deu por conta de um acordo entre a direção da Globo e sua afiliada cearense, a TV Verdes Mares, cujos donos também controlam a TV Diário. De acordo com a direção da rede de televisão, o seu papel é garantir harmonia “nos sinais de VHF e UHF de forma que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura”. Desta forma, hoje a programação da TV Diário tem sido veiculada em canal aberto somente no Ceará e, via cabo, em algumas cidades de outros Estados.

"Essa decisão [de retirar o sinal da TV Diário] faz parte das táticas monopolistas da Rede Globo", afirma João Brant do coletivo Intervozes, organização da sociedade civil que monitora a radiodifusão no Brasil, que explica que mesmo sem participar diretamente da promoção do boicote, o Intervozes apóia a iniciativa.

Com informações da Agência Brasil de Fato.



No artigo

2 comments

  1. Ranna

    Aqui em Fortaleza teve muita gente que aderiu a campanha! Já se fala em mais Boicotes e manifestações de rua. Adesivos da logo do Boicote foram confeccionados para colagem em veículos. O Nordeste inteiro está indignado com esta atitude de censura, tortura e ditadura pós-moderna.

  2. Ranna

    Aqui em Fortaleza teve muita gente que aderiu a campanha! Já se fala em mais Boicotes e manifestações de rua. Adesivos da logo do Boicote foram confeccionados para colagem em veículos. O Nordeste inteiro está indignado com esta atitude de censura, tortura e ditadura pós-moderna.

Comments are closed.


x