Cresce rejeição a latino-americanos na espanha, diz pesquisa

A rejeição contra latino-americanos é a que mais cresceu entre adolescentes espanhóis de 2002 a 2008, revelou hoje um estudo sobre racismo realizado pela Universidade Complutense de Madri e citado pelo jornal El País....

183 1

A rejeição contra latino-americanos é a que mais cresceu entre adolescentes espanhóis de 2002 a 2008, revelou hoje um estudo sobre racismo realizado pela Universidade Complutense de Madri e citado pelo jornal El País.
De 15% dos adolescentes que afirmavam que "tirariam" os latino-americanos da Espanha em 2002, essa porcentagem se elevou a 24,8% neste ano, de acordo com uma pesquisa feita nas escolas desde 1986 pelo Centro de Estudos de Migrações e Racismo (Cemira) da universidade.
"Os que víamos antigamente como nossos irmãos latinos hoje ocupam o terceiro lugar em rejeição, atrás dos marroquinos e ciganos. O amor romântico e fraternal de outrora acabou", afirmou o diretor do Cemira, Tomás Calvo Buezas.
A pesquisa, realizada com adolescentes de 13 a 18 anos, sustenta que o grupo que mais sofre manifestações de racismo é o dos marroquinos, com uma porcentagem de 39,1%, enquanto os ciganos aparecem na segunda posição, com 27,4%.
Porém, notou-se que a rejeição aos marroquinos sofreu uma queda em relação a 2002, quando 48,6% dos adolescentes afirmavam que os tirariam da Espanha.
Além disso, o Cemira assinalou com preocupação a "estigmatização, criminalização e satanização" que está crescendo entre os adolescentes com relação aos imigrantes ilegais.
"Estão sendo transformados em bodes expiatórios e são rotulados como fedidos", disse Calvo Buezas.
Em 1999, 33,5% dos adolescentes espanhóis consideravam que os imigrantes ilegais deviam voltar a seus países. Hoje, pensam assim pelo menos 52,8%.

(Com informações da agência ANSA)



No artigo

1 comment

  1. José Melo

    Não me surpreende essa rejeição dos espanhóis em relação aos irmãos latinos da América do Sul, dado que sempre se julgaram superiores aos vizinhos Portugueses e nos tratavam com displicência e xenofobismo há muitos anos atrás. Relativamente aos Portugueses, posso assegurar que os latinos, principalmente os Brasileiros, são tratados como povos irmãos. Existe uma enorme afectividade entre os dois povos.

Comments are closed.


x