Documentário ‘À Margem do lixo‘ recebe diversos prêmios

Foto:Divulgação O documentário À Margem do Lixo, longa metragem de Evaldo Mocarzel que retrata o dia-a-dia de um grupo de catadores de lixo de uma cooperativa de São Paulo, foi destaque do 41° Festival...

249 0

Foto:Divulgação

O documentário À Margem do Lixo, longa metragem de Evaldo Mocarzel que retrata o dia-a-dia de um grupo de catadores de lixo de uma cooperativa de São Paulo, foi destaque do 41° Festival de Cinema de Brasília, que se encerrou no dia 25 de novembro.  A produção levou os prêmios Especial do Júri (pela contribuição à linguagem cinematográfica no documentário) e de Melhor Filme do Júri Popular (melhor longa em 35mm). À Margem do Lixo também foi o filme mais aplaudido do festival. Sua exibição, no último domingo, foi ovacionada pelo público.

O filme é a terceira parte de uma trilogia iniciada por Evaldo Mocarzel com À Margem da Imagem (2003) – ganhador de 19 prêmios em festivais no Brasil e no Exterior – e À Margem do Concreto (2006). À Margem do Lixo transita pelas ruas de São Paulo e retrata o cotidiano dos catadores, porém, também enfoca o envolvimento em movimentos políticos que têm a finalidade de regularizar e lutar pelos direitos da categoria. O documentário, igualmente, deixa clara a importância ambiental do trabalho realizado pelos catadores, uma vez que a produção de materiais recicláveis contribue para a preservação do meio ambiente.

Confira a premiação



No artigo

x