Economia mundial crescerá 2,4%, diz ONU

Em relatório divulgado hoje, a ONU anunciou que espera um crescimento mundial por volta de 2,4%, com contribuição principalmente da China e dos outros países do Bric. O relatório Situação e Perspectivas da Economia...

454 0

Em relatório divulgado hoje, a ONU anunciou que espera um crescimento mundial por volta de 2,4%, com contribuição principalmente da China e dos outros países do Bric. O relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial foi elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Desa).

Em recente entrevista à imprensa, o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, afirmou que espera um crescimento do país em torno de 5%. As expectativas positivas dos países em desenvolvimento devem-se às medidas anti-cíclicas adotadas por esses países no início da crise.

Neste ano, as medidas tomadas por China e Índia conseguiram frear a recessão e mantiveram o crescimento em altos níveis, 8,8% e 6,5% respectivamente, apesar de menores que nos anos anteriores.

"A presença de uma recuperação global incipiente pode dar lugar ao otimismo, mas deve-se ter cautela, já que boa parte desse crescimento só foi possível graças a prosperidade econômica de alguns países asiáticos", ponderou Rob Vos, diretor do Desa.

A princípio, a média de crescimento na América Latina e Caribe será de 3,4%, a dos Estados Unidos deverá chegar a 2,1% e a da Europa a 0,4%.

O documento da ONU será publicado em janeiro, mas algumas análises já estão sendo divulgadas para a imprensa.

Com informações de agências.



No artigo

x