Feira do Livro de São Miguel Paulista debate comunicação comunitária

O bairro de São Miguel Paulista receberá, entre hoje, 5, e sábado, 7, diversos artistas, autores e jornalistas para a 4ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal. O evento contará com rodas de...

250 0

O bairro de São Miguel Paulista receberá, entre hoje, 5, e sábado, 7, diversos artistas, autores e jornalistas para a 4ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal. O evento contará com rodas de leitura, exibição de filmes e documentários, venda de livros novos e de sebos, trocas de livros, saraus e conversas com autores.

No ano passado, o bairro chegou a receber mais de 4 mil pessoas, num evento que abordou os temas mais diversos, desde educação e cultura até esporte. Neste ano o participante poderá também contar seus contos para uma roda de leitores.

Entre os debates, temas como comunicação e intervenção comunitária, memória da sociedade e violência e vida na escola serão debatidos por pesquisadores e profissionais ligados às áreas. Hoje, das 15h às 17h30, a historiadora e diretora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, o jornalista e escritor Roniwalter Jatobá, o cineasta e diretor do documentário premiado “O Milagre de Sta Luzia” Sérgio Roizenblit conversarão sobre o entendimento da história e a memória da sociedade como referência para a formação da cidadania.

Ainda hoje acontecerá uma roda de conversa sobre comunicação comunitária como forma de organização das comunidades locais e base para a reflexão da práticas comunicacionais para uma sociedade sustentável, e contará com a participação do editor da revista Fórum Renato Rovai, do fundador do Observatório de Favelas Jaílson de Souza e do presidente da Associação Novo Olhar Paulo Santiago.

Na sexta-feira, 6, às 15h30, a mesa de debates será sobre violência e vida na escola e refletirá sobre o que se produz no ambiente escolar e quais os limites desse espaço. Os debatedores serão o antropólogo e pesquisador Alexandre Barbosa, a diretora da EMEF Dom Paulo Rolim, Loureiro Maria Antônia Ribeiro Mendonça, e Yves de La Taille, escritor e professor titular do Instituto de Psicologia/USP.

No mesmo dia, às 19h30, também ocorrerá uma conversa sobre "Espaço, Tempo e Pluralidades: A Poética Socioambiental", para refletir meios e práticas da sociedade,e contará com a participação de Binho, idealizador do Sarau do Binho, Ferréz, escritor e fundador da 1DASUL, Gilberto Braz, poeta e escritor, e Sérgio Vaz, da Cooperifa.

No sábado também ocorrerão exposições, uma literária e outra de leitura fotográfica e a transmissão do programa Ler e Ser, dá rádio e TV São Miguel no Ar.

A feira ocorrerá no CDC Tide Setubal, na Rua Mário Dallari, 170, travessa da Rua José Ferreira Crespo.

Para mais informações sobre o evento, confira a programação completa neste link.



No artigo

x