Fórum Social Mundial 2010 terá programação descentralizada

Após dez anos de atividades, o Fórum Social Mundial (FSM) retornará a cidade brasileira de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde aconteceu a primeira edição, para realizar o seminário internacional "10 Anos...

132 1

Após dez anos de atividades, o Fórum Social Mundial (FSM) retornará a cidade brasileira de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde aconteceu a primeira edição, para realizar o seminário internacional "10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível". Apesar do seminário e de outras atividades do Fórum ocorrer na cidade gaúcha, a 10ª edição do FSM terá uma programação descentralizada durante todo o ano de 2010.

No próximo ano, as discussões das atividades se centrarão nas várias dimensões da crise mundial: econômica, política, social, ambiental, alimentar, civilizatória e cultural. Para comemorar e debater os dez anos de FSM, uma programação diferente está sendo preparada para a próxima edição. Ao contrário dos anos anteriores, o Fórum não será único e centralizado, mas terá programação ao longo de 2010 em diversas partes do mundo.

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, por exemplo, acontecerá em Porto Alegre o seminário internacional "10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível". Além do balanço de dez anos do Fórum, o seminário debaterá sobre a atual conjuntura mundial, os elementos de uma nova agenda e a sistematização de questões e contribuições para o processo do FSM.

O evento contará com a participação de pesquisadores e ativistas nacionais e internacionais, tais como: Boaventura de Souza Santos, de Portugal; David Harvey e Immanuel Wallerstein, dos Estados Unidos; e Francisco Whitaker e João Pedro Stédile, do Brasil. O "Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre" ainda terá atividades autogestionadas em Porto Alegre e região metropolitana (Canoas, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga).

Como todos os anos, o Acampamento Internacional da Juventude também fará parte do evento. Na 10ª edição, o Acampamento está marcado para acontecer entre os dias 18 e 28 de janeiro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Além dessas, outras ações já estão programadas para acontecer durante todo o ano de 2010 como parte das atividades da 10ª edição do FSM. De 22 a 29 de janeiro, ocorrerão em Santa Maria e em Canoas, também no Rio Grande do Sul, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária. Entre os dias 26 e 28 do mesmo mês, a cidade gaúcha de São Leopoldo sediará o Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

A programação não se resumirá somente às cidades sulinas. De 29 a 31 de janeiro, Salvador, na Bahia, realizará o Fórum Social Temático da Bahia. Já entre os dias 22 e 26 de março, o Rio de Janeiro será palco das Ações pelo Direito à Cidade, durante o Fórum Mundial Urbano, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros Fóruns Sociais também estão programados para o decorrer do ano em diversos países, como o Fórum Social Madri 2010, na Espanha; o Fórum Social Tcheco, na República Tcheca; o Fórum Social das Américas 2010, no Paraguai; e o Fórum Social de Educação, na Palestina. A ideia do FSM 2010 é promover análises, propostas e experiências dos participantes dos diferentes locais para reunir todas no próximo Fórum Social Mundial centralizado, que acontecerá em 2011 em Dacar, no Senegal.

Mais informações em: http://www.forumsocialmundial.org.br/

Com informações da Adital.



No artigo

1 comment

  1. Artur

    Fórum social mundial idéia brilhante que dá de 10 a 0 no Fórum econômico conservador e antiguado o Fórum tem que ser mesmo descentralizado para que ele se fortaleça cada vez mais no mundo!!!

Comments are closed.


x