Fundação Banco do Brasil premia tecnologias sociais

Nesta terça-feira (24), a partir das 19h30, acontece em Brasília a solenidade de premiação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. Foram inscritos 695 projetos sendo que, desse total, 114 atenderam às...

158 1

Nesta terça-feira (24), a partir das 19h30, acontece em Brasília a solenidade de premiação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. Foram inscritos 695 projetos sendo que, desse total, 114 atenderam às exigências de certificação e, dentre estas, 24 foram selecionadas como finalistas, divididas em oito categorias. As oito tecnologias vencedoras irão ganhar R$ 50 mil cada, além de folders e vídeos para que possam divulgar seus trabalhos. 

O certificado é uma das etapas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, o fato de um projeto de tecnologia social receber a certificação já representa um importante avanço para os idealizadores. "O prêmio é hoje um dos maiores acontecimentos nesse campo das tecnologias sociais, pois já agrega uma grande respeitabilidade devido ao cuidado que temos com o processo da premiação", afirma. "Isso faz com que a transformação social que elas realizavam localmente também se expanda. Assim, o prêmio é um benefício não só para a instituição responsável, mas para a sociedade como um todo", completa o presidente.

A certificação como Tecnologia Social é conferida pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), obedecendo critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade. Os finalistas são escolhidos de acordo com critérios de mérito, efetividade e resultado alcançado. Os oito vencedores, por sua vez, serão selecionados pelos fatores: inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade.

O que é tecnologia social?

As tecnologias sociais têm mudado a cara de muitas cidades em todas as regiões do Brasil. Com produtos, técnicas e metodologias simples e reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, é possível encontrar soluções efetivas de transformação social. São idéias como as cisternas para armazenar água em regiões que convivem com longos períodos de estiagem. Ou transformar o bairro em escola, usando o salão da igreja e a quadra do centro esportivo para atividades educativas fora do horário de aula. E também transformar o resto de óleo da fritura em biocombustível para veículos a diesel com pequenas adaptações no tanque.

Com informações do site da Fundação Banco do Brasil.



No artigo

1 comment

  1. Artur

    Muito bom a iniciatica unir o útil e o agradável ou útil com a necessidade humana esses tipos de inciativa tem que ser rotineiras em nossa sociedade!!!

Comments are closed.


x