Grécia vive novo dia de greve geral

Transportes, aeroportos, serviços públicos estão parados. Até os jornalistas aderiram ao protesto. A segunda greve geral em 15 dias, contra o plano do governo da Grécia anunciado em fevereiro para combater o déficit público...

126 1

Transportes, aeroportos, serviços públicos estão parados. Até os jornalistas aderiram ao protesto. A segunda greve geral em 15 dias, contra o plano do governo da Grécia anunciado em fevereiro para combater o déficit público deixou o país sem transporte e sem serviços nesta quinta-feira, afetando as principais cidades do país.

Todo o transporte público está parado. Apenas o comboio de superfície funcionou, mas por poucas horas. Os aeroportos, incluindo o internacional de Atenas, estão fechados desde a meia-noite, e centenas de voos foram cancelados devido à participação dos controladores aéreos no movimento.

Hospitais e serviços de administração de luz, telefonia e água funcionam com pessoal de emergência, muitos bancos trabalham com um pequeno efetivo e as escolas estão fechadas, assim como os escritórios de serviços estatais. TVs e rádios transmitem apenas músicas e programas de entretenimento, já que os jornalistas também aderiram à greve. A agência de notícias nacional ANNA suspendeu os trabalhos por 24 horas e os jornais não serão publicados na sexta-feira.

Só o comércio de Atenas estava aberto esta manhã, mas os donos das lojas no centro da capital já se preparavam para fechar as portas, como precaução contra possíveis distúrbios nas manifestações.

A greve é um protesto contra as medidas do governo do Pasok que incluem cortes salariais no funcionalismo público, o congelamento das pensões de reforma e um aumento de 2%, para 21%, do IVA, com o objetivo de reduzir ainda neste ano o déficit em 4%, para deixá-lo em 8,7% do Produto Interno Bruto.

Por Esquerda.net.



No artigo

1 comment

  1. Artur

    Isso mostra que a crise econômica mundial ainda não acabou é só ver o que está acontecendo com a Grécia que faz parte da União Européia e deve espalhar a crise por todo o continente europeu e contaminar ainda mais a economia dos Estados Unidos certamente é mais uma crise do sistema capitalista!!!

Comments are closed.


x