Guantánamo faz oito anos e ainda tem 200 presos

Na data em que se assinalam os oito anos da chegada dos primeiros prisioneiros na prisão militar dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, em Cuba, diversas organizações de direitos humanos realizaram manifestações e exigiram...

233 1

Na data em que se assinalam os oito anos da chegada dos primeiros prisioneiros na prisão militar dos Estados Unidos na baía de Guantánamo, em Cuba, diversas organizações de direitos humanos realizaram manifestações e exigiram o seu fechamento.

Embora o presidente dos Estados Unidos tenha ordenado o fechamento de Guantánamo logo no início do seu mandato, o governo enfrenta ainda a forte resistência do Congresso, inclusive de membros do partido democrata, em levar alguns dos detentos aos EUA. O governo Obama superestimou ainda a disponibilidade de seus aliados em aceitar outros reclusos, disponibilidade esta que foi ainda prejudicada pelo atentado fracassado contra um avião com destino a Detroit no dia do natal, que teria sido realizado por um nigeriano treinado no Iêmen.

A cidade de Thomson, em Illinois, foi uma das escolhidas para a transferência de alguns dos reclusos, visto que conta com uma prisão estadual vazia, que seria comprada pelo governo federal e adaptada para elevar seu nível de segurança. Para isso, seria necessário que o Congresso autorizasse os fundos e modificasse uma lei que só permite a entrada nos EUA de presos de Guantánamo para serem julgados.

Obama já admitiu que não poderá cumprir a promessa de esvaziar as celas até 21 de janeiro.

Por Esquerda.net.



No artigo

1 comment

  1. Artur

    Vamos Obama fecha logo essa prisão imunda e injusta que detratou milhares de pessoas de diversas partes do mundo é mais uma vergonha americana para o resto do mundo!!! uma grande marca.

Comments are closed.


x