Iara como mascote do Rio 2016

Eu soube que um colunista de jornal do Rio está defendendo que o Zé Carioca seja mascote das Olimpíadas de 2016. Que horror! O Zé Carioca, por mais simpático que seja , é um...

916 2

Eu soube que um colunista de jornal do Rio está defendendo que o Zé Carioca seja mascote das Olimpíadas de 2016. Que horror!

O Zé Carioca, por mais simpático que seja , é um personagem fruto da Guerra Fria. Foi criado para atrair a simpatia dos brasileiros aos gringos. Mostrar como eles são bonzinhos e que nós saber que estávamos bem vivendo sob o jugo deles. Não tem nada a ver.

Como defendo o Saci para mascote da Copa de 2014, não poderia defender que ele seja também mascote das Olimpíadas. É demais pro perneta!

Quem deveria ser?

O Rio do sol, das águas e da beleza feminina, coisas tão cultuadas pelos cariocas, tem tudo a ver com a Iara, mito encantador que deixa apaixonados todos os homens que a veem. Pulam na água atrás dela e nunca mais voltam. Imagino Iaras na Baía de Guanabara…

Tem mais: os europeus e seus descendentes a identificariam com a sereia, e os africanos com Iemanjá, Janaína.

Além disso, teria uma inovação: pelo que sei, em nenhuma Olimpíada teve uma mascote feminina. Tá aí. Um novo motivo se junta aos já citados.

Viva o Saci mascote da Copa de 2014!

Viva a Iara mascote dos Jogos Olímpicos de 2016.

Confira, do mesmo autor, o Anuário do Saci e seus amigos.



No artigo

2 comments

  1. José

    Apoiado!

  2. José

    Apoiado!

Comments are closed.


x