Moedas alternativas: conheça experiências

(Foto: Reprodução. Ithaca Hours, da cidade de Ithaca, no estado de Nova Iorque). As moedas sociais são um mecanismo antigo, que ressurge em diferentes regiões em momentos de dificuldades locais. A primeira onda de moedas...

192 0

(Foto: Reprodução. Ithaca Hours, da cidade de Ithaca, no estado de Nova Iorque).

As moedas sociais são um mecanismo antigo, que ressurge em diferentes regiões em momentos de dificuldades locais. A primeira onda de moedas alternativas surgiu na década de 30, após a crise econômica iniciada em 1929. Apesar de muitas dessas iniciativas terem produzidos resultados positivos de reaquecimento da economia local, uma parte dos governos europeus intervieram para reprimir os dinheiros paralelos, temendo a perda de controle sobre o sistema monetário. Conheça alguns deles:

WIR – Suíça www.wir.ch  
Uma das sobreviventes desse período foi a suíça WIR (“nós” , em alemão e abreviação de Wirtschaftsring, ou Círculo Econômico Suíço), uma moeda paralela que existe desde 1934, que funciona de modo complementar ao franco suíço, voltado a pequenos e médios negócios. Iniciado com 16 membros, as operações evoluíram para um banco cooperativo, e a iniciativa possui atualmente 62 mil participantes e 16% dos negócios.

Ithaca Hours – Estados Unidos www.ithacahours.com/  
No estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Ithaca Hours se baseia em horas de trabalho, equivalentes a US$ 10, e suas frações para negociar produtos e serviços. Autônomos e operários em geral não podem receber menos do que um Ithaca Hours por hora de trabalho. A rede de empresas que trabalham com a moeda chega 500 desde 1991 na cidade de Ithaca.

Sol – França www.sol-reseau.org/  
Outra experiência ainda mais recente é a francesa Sol, moeda solidária em vigor em sete regiões do país desde 2006. Inspirados no trabalho do filósofo Patrick Viveret, a aposta é em cartões e créditos eletrônicos para promover trocas entre empreendimentos solidários e projetos sociais em um modelo similar a um programa de fidelidade e de milhas de companhias aéreas.

Espaço Cubo – Cuiabá (MT) www.espacocubo.blogger.com.br/
Idéia semelhante acontece em Cuiabá (MT), no Projeto Cubo. A mobilização de músicos na organização de festivais independentes – Circuito Fora do Eixo – evoluiu para o Cubo Card, uma moeda que permite o intercâmbio de serviços de produção, assessoria de imprensa, estúdio etc. Diferente dos bancos comunitários, a proposta foi criada para negociar trabalho.

Lewes Pound – Inglaterra www.thelewespound.org/  
Batizada com o mesmo nome de uma moeda que circulou no século XIX, o Lewes Pound tem o mesmo mecanismo e circula na cidade de Lewes. Com discurso mordernizado, as operações reforçam laços locais, constroem resiliência econômica e até reduzem as emissões de carbono ao reduzir o uso de transporte. Há 10 mil em notas impressas de Lewes Pounds circulando



No artigo

x