Mouzar Benedito ressalta importância de recuperar mitologia brasileira

O moleque que faz travessuras, pula numa perna só e está sempre com um cachimbinho no canto da boca é um dos poucos mitos ainda lembrados pelo nosso povo. Quem ainda lembra ou quem...

117 0

O moleque que faz travessuras, pula numa perna só e está sempre com um cachimbinho no canto da boca é um dos poucos mitos ainda lembrados pelo nosso povo. Quem ainda lembra ou quem chegou a conhecer a história de Jurupari, o encanto da Cotaluna e o que representa a Iara para as florestas brasileiras? A mitologia "brasílica", como apelidou o escritor Mouzar Benedito, é pouco conhecida pelo brasileiro, apesar de ser extremamente rica.

Muitas vezes, o esquecimento é intencional: "A forma mais fácil de um povo dominar outro é fazer ele se sentir inferior, é acabar com sua cultura", diz Mouzar à GloboNews. Ele cita a colonização européia como uma das responsáveis pelo nosso esquecimento de nossos mitos e lendas.

Mouzar é criador da Sociedade dos Amigos do Saci e recentemente lançou o "Anuário do Saci e Seus Amigos – Mitologia Brasílica" pela editora Publicher, como uma forma de contar as lendas e falar sobre as histórias dos mitos brasileiros dia-a-dia.

Confira a entrevista de Mouzar Benedito à GloboNews aqui.



No artigo

x