Mulheres saem de Campinas para marchar durante dez dias

Pela terceira vez seguida, a Marcha Mundial de Mulheres organiza uma grande ação no Brasil no Dia Internacional das Mulheres. Cerca de três mil mulheres saíram hoje, 8, de Campinas, e marcharão durante dez dias...

139 1

Pela terceira vez seguida, a Marcha Mundial de Mulheres organiza uma grande ação no Brasil no Dia Internacional das Mulheres. Cerca de três mil mulheres saíram hoje, 8, de Campinas, e marcharão durante dez dias pelo interior de São Paulo até chegar à capital. Com o tema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”, o objetivo é despertar a atenção da sociedade para a opressão patriarcal e buscar conscientizar as mulheres a lutarem para superar as desigualdades de gênero.

Neste ano, em que o Dia Internacional das Mulheres e sua luta contra a opressão de gênero completa 100 anos, a Marcha Mundial destacou quatro temas para abordar durante os dez dias: autonomia econômica das mulheres, bens comuns e serviços públicos, paz e desmilitarização e violência contra a mulher.

O ato protesta ainda contra a privatização de recursos naturais e serviços públicos, contra a divisão sexual do trabalho e do salário e pelo reconhecimento das mulheres como protagonistas dos processos de reconstrução e manutenção ativa da paz em seus países.

Marchas durante o ano

Serão realizadas mobilizações, ações e atividades no decorrer do ano em vários países. Entre os dias 12 e 14 de maio está agendada uma marcha nas Filipinas e em 30 de junho outra na Turquia. Em agosto, entre os dias 21 e 23, haverá uma marcha também na Colômbia.

A movimentação da organização feminista ocorrerá também no mês de outubro, na República Democrática do Congo, na cidade de Kivu do Sul. A proposta é levar a movimentação pela luta pela igualdade de gênero para uma região com conflito armado para na intenção de fortalecer o protagonismo das mulheres na luta pela paz. 

Para saber mais sobre as ações internacionais, clique aqui.

Com informações da Marcha Mundial de Mulheres.



No artigo

1 comment

  1. Siqueira

    isso sim é mobilização. Parabéns a todas essas bravas guerreiras! A luta continua!

Comments are closed.


x