Pesquisa aponta 133 milhões de blogs na web desde 2002

O portal Technorati publicou a edição atualizada de sua pesquisa "State of Blogosphere", sobre a atual situação dos blogs na rede mundial de computadores. Nela, são constatadas informações gerais, desde a identificação dos...

263 0

O portal Technorati publicou a edição atualizada de sua pesquisa "State of Blogosphere", sobre a atual situação dos blogs na rede mundial de computadores. Nela, são constatadas informações gerais, desde a identificação dos usuários que fazem uso da ferramenta aos motivos que os levam a utilizá-la.

Na primeira parte, o portal se dedicou a divulgar os diversos perfis dos blogueiros ao redor do mundo, chegando a um total de 133 milhões de blogs indexados desde 2002. A princípio, considerando que esse tipo de ferramenta é "um fenômeno global", a pesquisa aponta que há blogs publicados em 81 idiomas. Coletivamente, os usuários criam cerca de um milhão de posts diariamente, sendo que metade deles já está em seu segundo blog – alguns alcançaram a marca da oitava página pessoal – e 59% utiliza o serviço há mais de dois anos.

Com diversos infogramas e gráficos ilustrando as estatísticas, o Technorati informa que os blogueiros não são, de forma alguma, um grupo homogêneo, se dividindo em três setores: pessoal (de interesse particular), profissional (sobre seu mercado profissional em blog não-oficial) e corporativo (sobre e para uma empresa). A pesquisa aponta também que, de cada cinco blogs, quatro são de cunho pessoal.

Ainda nesta primeira parcial, o portal indica que dois terços dos blogueiros são homens, 70% possuem nível universitário e 44% são pais. Apesar de ter sido ministrada em inglês, os pesquisadores ressaltam que foram ouvidos usuários de 66 países e foi constatado que a maioria não vive próximo às áreas das grandes metrópoles. Em contrapartida a este dado, nos Estados Unidos, a maior parte dos internautas se concentra na área litorânea de São Francisco, seguido por Nova York, Chicago e Los Angeles. No geral, o estudo mostra, ainda, que os blogueiros norte-americanos possuem maior nível de escolaridade que a população geral da Internet.



No artigo

x