Pobreza foi reduzida em 5% na Bolívia, afirma governo

A pobreza extrema foi reduzida em 5% por causa do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND), segundo o governo boliviano. O PND foi lançado em fevereiro deste ano e busca investir em saúde, educação e...

58 2

A pobreza extrema foi reduzida em 5% por causa do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND), segundo o governo boliviano. O PND foi lançado em fevereiro deste ano e busca investir em saúde, educação e saneamento básico e é apoiado financeiramente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2006, 62% da população boliviana era pobre, enquanto 37,7% desse montante era afetada pela extrema pobreza, de acordo com o ministro da Planificação de Desenvolvimento, Noel Aguirre. A meta é diminuir esta taxa a 24% em 2015. A Bolívia é considerado um dos países mais pobres da América Latina.

Além do PND, o ministro também aponta para os programas de redistribuição de terras como fundamentais na diminuição da pobreza nos últimos anos. Ele afirma que pelo menos 60% das famílias bolivianas já se beneficiaram de algum dos três pacotes do PND. Um foi para crianças em idade escolar, outro para maiores de 60 anos e o terceiro para mulheres grávidas.

O governo federal boliviano ainda solicitou ao Banco Mundial um empréstimo de US% 1 bilhão para financiar mais projetos de desenvolvimento da produção e social para os próximos cinco anos.

Eleições

O resultado positivo na área social pode alavancar ainda mais aprovação do governo Morales. Uma pesquisa recente realizada nas cidades de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz mediu um índice de aprovação de 57%. As pesquisa de opinião têm se intensificado com a aproximação das eleições presidenciais, que ocorrerão em 6 de dezembro.

O concorrente mais próximo de Evo e ex-governador da região central de Cochabamba, Manfred Reyes, tem 21% de apoio, enquanto o conservador Samuel Doria Medina, empresário do setor de cimento, tem 13% de apoio.

Com informações de agências. Foto: Fabio Pozzebom/ABr.



No artigo

2 comments

  1. MISSO

    O governo boliviano está fazendo o que è extremamente necessario para combater as exclusoes sociais implantada por este sistema capitalista que domina o mundo. reduz a desigualdade social è o caminho mais curto para se viver em paz.

  2. MISSO

    O governo boliviano está fazendo o que è extremamente necessario para combater as exclusoes sociais implantada por este sistema capitalista que domina o mundo. reduz a desigualdade social è o caminho mais curto para se viver em paz.

Comments are closed.


x