Revista Fórum e FBB lançam II Concurso de Tecnologia Social

Será lançado hoje, 27, na 10ª edição do Fórum Social Mundial, o segundo Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil. Esta é a segunda edição...

143 0

Será lançado hoje, 27, na 10ª edição do Fórum Social Mundial, o segundo Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil. Esta é a segunda edição do concurso, que premia professores da rede pública de ensino e de espaços não-formais de educação, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em ONGs que incentivam o debate sobre o uso de Tecnologias Sociais.

O objetivo do concurso é ampliar a divulgação e o conhecimento sobre tecnologias a favor do desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do debate com professores, alunos do ensino fundamental e pessoas da comunidade. As tecnologias sociais têm mudado modos de vida de muitas cidades com produtos e mecanismos simples, aproveitando muitos dos saberes locais.

“É um orgulho para a revista Fórum poder realizar este concurso com a Fundação Banco do Brasil. No ano passado ele mobilizou cerca de 3 mil participantes, com professores do país todo. Neste ano queremos no mínimo repetir esse alcance”, afirma Renato Rovai, editor da Revista Fórum.

Para Clayton Mello, da Comunicação e Mobilização Social da Fundação Banco do Brasil, “a tecnologia social é uma ideia que está colocada como alternativa para diversas comunidades resolverem seus problemas nos âmbitos social, econômico e ambiental. Ela pode trazer uma solução com baixo custo, com envolvimento comunitário e processo de aprendizagem sobre seus problemas e soluções para eles”. “Queremos que os professores da rede pública de ensino fundamental discutam isso no âmbito da escola e da própria comunidade”, conclui.

Inscrições
Serão cinco professores vencedores do concurso. Cada um receberá uma passagem para o Fórum Social Mundial de 2011, em Dacar, no Senegal, onde participarão de uma atividade para apresentar suas propostas. Para se inscrever, o professor deve acessar o site www.revistaforum.com.br/ts até 24 de maio e relatar uma proposta de atividade de difusão de tecnologias sociais. Um comitê vai avaliar as propostas e selecionar dez educadores por região do país como finalistas. Eles participarão de um seminário em Brasília sobre o assunto no mês de julho e depois poderão elaborar um projeto detalhado de atividade. Os trabalhos serão julgados pela comissão e os vencedores serão anunciados no fim do ano.

Os vencedores ainda receberão um troféu e terão suas iniciativas registradas em um banco de propostas para discutir tecnologias sociais na escola. Os inscritos terão direito a uma assinatura da revista Fórum até outubro de 2010 e um exemplar do livro “Geração de trabalho e renda” (Editora Publisher).

O lançamento do concurso ocorrerá nesta quarta-feira, 27, às 16h, no Centro Universitário Unilasalle, na cidade de Canoas, no RS.

Conheça as propostas dos vencedores do 1º Concurso Ensinar e Aprender Tecnologias Sociais aqui.



No artigo

x