Rio de Janeiro sedia Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, amanhã, às 18h, no Rio, da cerimônia de abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É a primeira vez...

191 0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, amanhã, às 18h, no Rio, da cerimônia de abertura do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É a primeira vez que esse Congresso acontece em um país em desenvolvimento. Cento e quatorze países confirmaram a participação e o público esperado é de três mil pessoas. A rainha Silvia da Suécia também já confirmou presença.

O evento é promovido pelo governo brasileiro, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o ECPAT (Articulação Internacional contra Prostituição, Pornografia e Tráfico de Crianças e Adolescentes) e o NGO Group para o Comitê dos Direitos da Criança.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, também estará presente à solenidade oficial de abertura, juntamente com os ministros Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), e Luiz Barretto, do Turismo.

No dia 26, às 11h, Patrus Ananias inaugura os “Diálogos de Governo”, debates setoriais que ocorrerão durante o Congresso. Na ocasião, o ministro lançará a Revista CREAS, publicação do Ministério que apresenta experiências de oito municípios brasileiros, localizados nas cinco regiões do país, sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). São unidades públicas co-financiadas pelo MDS para o atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Em todo o país, existem 1.012 CREAS locais e 42 de abrangência regional, que atendem a aproximadamente 1,2 mil municípios.

Com o tema ‘A garantia de direitos da criança e do adolescente e sua proteção contra a exploração sexual – por uma visão sistêmica‘, o encontro pretende potencializar o esforço das redes mundiais de enfrentamento a esse problema. O Brasil foi convidado a sediar o Congresso devido à prioridade dada ao tema na sua agenda pública, com a promoção de ações integradas de governo, bem como de desenvolvimento de práticas inovadoras nessa área. As edições anteriores do congresso ocorreram na Suécia e no Japão, respectivamente.

Mostra de Cinema

Antecedendo o congresso, a 1ª Mostra Internacional de Cinema – Olhares sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece entre os dias 24 e 28 de novembro em diversos cinemas espalhados pela cidade, com entrada gratuita.

O filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, de Joel Zito, terá pré-estréia para convidados. O delicado tema poderá ser observado, analisado e discutido ao longo da semana, com a participação de cineastas, roteiristas, estudiosos do assunto e ONGs (Organizações Não Governamentais). Nesse sentido, a Mostra busca ajudar no combate da exploração sexual da criança e do adolescente ao conscientizar a população e incentivar a denúncia.

Toda a cidade será contemplada pela Mostra – Zona Sul (Estação Laura Alvim e Espaço de Cinema), Centro (Cinema Odeon BR) e Zona Norte (Ponto Cine). Serão exibidos nove longas e três curtas de diferentes nacionalidades. Um fórum de debates será montado no Ponto Cine, em Guadalupe, para que o tema seja amplamente discutido pelo público e um caminhão-cinema da Petrobras ficará estacionado no Rio Centro para que os participantes do Congresso possam também assistir aos filmes selecionados.

O encerramento da Mostra será no Rio Centro, no dia 28 de novembro, com entrega de troféus de participação a todos os filmes, juntamente com o fechamento do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sexta-feira, 16 horas.

Mais informações: www.comitenacional.org.br

Confira a programação aqui

Serviço

1ª Mostra Internacional de Cinema – Olhares sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Quando: de 24 a 28 de novembro
Local: Cinema Odeon BR, praça Marechal Floriano, 7, Cinelândia, Rio de Janeiro



No artigo

x