Senadora colombiana quer apoio de Lula para libertação de refém das Farc

A senadora colombiana Piedad Córdoba viaja na próxima quarta-feira, 29, ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a agência portuguesa Lusa, ela deve pedir apoio ao...

157 0

A senadora colombiana Piedad Córdoba viaja na próxima quarta-feira, 29, ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a agência portuguesa Lusa, ela deve pedir apoio ao governo brasileiro no processo de liberação de Pablo Emilio Moncayo, seqüestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de 11 anos.

Para a senadora, é "muito importante” que o Brasil possa prestar apoio logístico para o resgate do colombiano, a exemplo do que ocorreu durante operação que libertou quatro militares e dois políticos no ano passado.

Piedad Córdoba disse ainda que vai pedir às Farc que entreguem o corpo de Julián Guvara, membro da polícia colombiana morto em cativeiro em 2006.

A guerrilha anunciou, há dez dias, que o entregaria a uma comissão conduzida pela senadora e pelo pai do refém, Gustavo Moncayo. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, disse que não irá permitir que a libertação se converta em uma “festa politiqueira do terrorismo”.

Leia mais

Especial: Farc
Confira o que já foi publicado na Fórum, sobre a guerrilha colombiana

 



No artigo

x