UNILA realiza em Foz do Iguaçu sua primeira atividade oficial

O Ministério da Educação, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA) promovem de 19 a 22 de agosto, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu...

183 0

O Ministério da Educação, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA) promovem de 19 a 22 de agosto, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o I Colóquio Internacional Educação para a Integração Latino-Americana. O encontro será um marco na estruturação da UNILA por se tratar de sua primeira atividade acadêmica: além de debater temas como o papel da universidade na América Latina, o encontro sediará a instalação do IMEA e a inauguração das instalações físicas provisórias da UNILA e do instituto no Parque Tecnológico Itaipu.

O colóquio será aberto no dia 19, às 20 horas, com a palestra magna A Universidade e a integração latino-americana, a cargo do Reitor da Universidade Andina Simón Bolívar (Sede Equador), Enrique Ayala Mora. Na manhã do dia 20, os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad; da Argentina, Juan Carlos Tedesco; do Paraguai, Luiz Alberto Riart Montaner; e do Uruguai, María Simon, entre outras autoridades, estarão presentes à sessão solene de abertura do evento e de instalação do IMEA.

Até o dia 22, o colóquio reunirá especialistas e lideranças acadêmicas dos países do Mercosul, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, México, Estados Unidos e Inglaterra em painéis que discutirão, entre outros temas, o papel da universidade na América Latina e os desafios da integração latino-americana. Na sexta-feira 21, o consultor em Educação da UNESCO no Brasil e membro da Comissão de Implantação da UNILA, Célio da Cunha, mediará painel sobre “A universidade latino-americana diante da globalização e da sociedade do conhecimento”.

O encontro em Foz do Iguaçu será encerrado na manhã de sábado com a participação do presidente da Comissão de Implantação da UNILA e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hélgio Trindade, como mediador da conferência “O papel da Educação na integração latino-americana”. A realização das primeiras aulas de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Com informações da Unesco.



No artigo

x