Espaço Solidário

Espaço que tem como objetivo divulgar iniciativas ligadas à economia solidária. Por Brunna Rosa   Manu Chao grava disco com pacientes psiquiátricos O músico francês Manu...

241 0

Espaço que tem como objetivo divulgar iniciativas ligadas à economia solidária.

Por Brunna Rosa

 

Manu Chao grava disco com pacientes psiquiátricos
O músico francês Manu Chao lançou disco junto com pacientes que fazem tratamentos psiquiátricos e que participam de um programa de rádio na Argentina chamado Radio La Colifata, no ar há 15 anos.
Viva La Colifata! tem 20 canções gravadas em Tiburcio Borda, um hospital em Buenos Aires, onde a sede da rádio está localizada. Segundo os participantes, as músicas são “temas para rir, chorar, meditar sobre a vida e a morte, as mães, a solidariedade, e etc…”

“Los Colifatos y Manu Chao”, como estão sendo conhecidos podem ser ouvidos no site da revista Fórum, já que a parceria inusitada disponibiliza gratuitamente o disco para download. Em contrapartida, o grupo solicita doações para ajudar a manter o hospital e a rádio.
As doações podem ser feiras pelo site: www.vivalacolifata.org, na opção “Donación”.

Segunda edição do prêmio Minha Comunidade Sustentável está com inscrições abertas

A segunda edição do prêmio Minha Comunidade Sustentável está com inscrições abertas até o dia 28 de setembro. Educadores e estudantes podem inscrever projetos que colaborem para a preservação do meio ambiente ou para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade, através de projetos inovadores que busquem soluções de sustentabilidade. Serão escolhidas sete escolas vencedoras e cada uma receberá recursos que variam entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro no endereço eletrônico, www.acaoeducativa.org.br/premio.

Tecendo sustentabilidade

No ano passado, foram contemplados projetos em todas as regiões do país e, em sua maioria, cidades do interior. Ao todo, foram recebidos 500 projetos de todos os estados e foram mobilizadas centenas de pessoas que refletiram sobre como poderiam melhorar suas vidas hoje e no futuro cuidando do meio ambiente e influenciando o rumo das relações sociais e econômicas já estabelecidas na comunidade.

Programa da Alimentação Escolar lança formulário para cadastro de organizações

Em junho de 2009, a lei nº 11.947/09 determinou que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar. Para facilitar o acesso das organizações de agricultura familiar e seus compradores finais, isto é, prefeituras, secretarias de educação, diretorias de escola, foi lançada uma ferramenta eletrônica que permitirá o cadastro de organizações da agricultura familiar. Com o sistema disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cooperativas, associações de agricultores, pequenas empresas e agroindústrias familiares poderão oferecer seus produtos, especificando a produção anual, os bens que comercializa e os contatos com os produtores. Para acessar: www.mda.gov.br/alimentacaoescolar
Produtos do programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário de São Paulo podem ser adquiridos em loja solidária

O Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (Smads), capacita entidades sociais para o trabalho e a inserção produtiva de seus beneficiários. O objetivo é capacitar profissionais e beneficiários das entidades no programa de preparação para o mercado de trabalho, com cursos e palestras. Os produtos criados pelos artesãos são customizados com foco no reaproveitamento e reciclagem de materiais com diferentes técnicas como bordados, papel reciclado, bagaço de cana, fuxico, tear, bordado em fita, mosaico, crochê, entre outras. As peças produzidas pelas organizações podem ser adquiridas na rua Líbero Badaró, 561; telefone: (11) 3291-9664.



No artigo

x