Espaço solidário

II Conferência Nacional de Economia Solidária passa por etapas estaduais, Software Livre é tema de debates em João Pessoa e economia solidária vira tema de Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB. Por Camila Souza Ramos  ...

217 0

II Conferência Nacional de Economia Solidária passa por etapas estaduais, Software Livre é tema de debates em João Pessoa e economia solidária vira tema de Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB.

Por Camila Souza Ramos

 

II Conferência Nacional de Economia Solidária passa por etapas estaduais
Acompanhando o movimento de realização de conferências nacionais nos mais diversos setores, será realizada a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária, nos dias 16, 17 e 18 de junho. O tema central é o debate sobre como a s ações da área podem se consolidar como política de desenvolvimento econômico e social, garantindo os direitos básicos por meio de uma organização anti-hegemônica. Entre março e abril ocorrerão as etapas estaduais e temáticas da Conferência, quando serão tirados delegados para participarem da etapa nacional.
Na 1ª Conferência, ocorrida em 2006, foram reunidos 1.112 delegados de todos os estados, e traçadas as primeiras diretrizes populares para iniciativas em economia solidária, considerando um projeto de “sociedade sem classes”. Desde então, alguns municípios formularam leis de economia solidária, com criação de conselhos participativos e mecanismos de incentivo a empreendimentos locais. No âmbito nacional, foi conquistada a aprovação da lei da merenda escolar, que obriga que 30% das merendas para as instituições públicas sejam compradas de agricultura familiar. Mas, segundo o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), ainda há pouco diálogo da economia solidária com a sociedade por falta de políticas públicas, que ainda estariam presas à ideia somente de “geração de trabalho e renda”. O FBES aponta como prioridade para a 2ª Conferência a criação de uma lei específica e do Programa Nacional de Desenvolvimento da Economia Solidária (Pronades), reivindicação do Fórum desde 2003.

João Pessoa sediará IV Encontro de Software Livre

A capital paraibana receberá, entre os dias 6 e 9 de maio, o IV Encontro de Software Livre do Brasil (ENSOL), que terá como tema “Liberdade no Extremo”. Entre as grandes atrações internacionais que debaterão o livre compartilhamento de informações na internet está Rasmus Lerdof, o criador do PHP, uma linguagem de programação interpretada e livre, utilizada comumente para conteúdos mais dinâmicos na internet, como a Wikipedia.
Para entrar na dinâmica da construção colaborativa, os organizadores do ENSOL criaram uma votação online chamada “Escolha seu palestrante”, de onde saiu o nome do brasileiro Herbierto Mota, gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército e especialista em redes.

Economia solidária é tema de Campanha da Fraternidade

Surpreendeu o tom anti-capitalista do lançamento da última Campanha da Fraternidade proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As críticas à concentração de renda, à precarização do trabalho e à privatização de serviços públicos fizeram parte do lançamento da campanha de 2010, cujo tema é “Economia e Vida”.

O reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário-geral do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), declarou que “a campanha pretende ajudar a reconhecer nossa omissão em relação à injustiça social que causa exclusão e miséria” e defendeu a economia solidária. A campanha já realizou encontros de arrecadação para um fundo solidário de promoção de cooperativas regionais – o Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES). As igrejas do Conic selecionarão os projetos a serem beneficiados pelo fundo. Saiba mais sobre a seleção de projetos no site do Conic: http://www.conic.org.br/.

Essa matéria é parte integrante da edição impressa da Fórum 84. Nas bancas.



No artigo

x