Vitrine Solidária

A Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária Por Brunna Rosa   Riquezas da caatinga A Assessoria de Comunicação da Articulação no...

287 0

A Fórum dedica este espaço à divulgação de iniciativas ligadas à economia solidária

Por Brunna Rosa

 

Riquezas da caatinga
A Assessoria de Comunicação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) produziu uma série de programas de rádio que falam sobre saúde, educação e trabalho infantil no Semi-Árido. A série, intitulada Riquezas da Caatinga, trata de temas diretamente relacionados a essa parcela da população. O material está sendo distribuído para as emissoras de rádio da região.
No primeiro programa, os ouvintes vão ficar sabendo, entre outras coisas, que cerca de 350 mil crianças e adolescentes que moram no Semi-Árido, entre dez e 14 anos, estão fora da escola e 390 mil adolescentes, entre 12 e 17 anos, são analfabetos. Na segunda faixa do CD, o Riquezas da Caatinga dá dicas de como cuidar da saúde das crianças, principalmente no primeiro ano de vida, já que são as mortes nessa faixa etária que mais contribuem para o alto índice de mortalidade infantil no Brasil e também no Semi-Árido.
Por fim, o último programa da série informa que, segundo o Unicef, trabalhar para ajudar no sustento das famílias é uma realidade para cerca de 320 mil crianças e adolescentes da região.
Os programas contam com depoimentos, entrevistas de representantes da ASA, de crianças que moram no Semi-Árido e de membros de entidades que trabalham em defesa dos direitos da população infanto-juvenil no Brasil.
Mais informações: asacom@asabrasil.org.br ou (81) 2121-7666.
Contagem inaugura Centro Público de Economia Solidária
A cidade de Contagem, em Minas Gerais, agora tem o maior Centro Público de Economia Solidária da América Latina. O local foi inaugurado no final do mês de abril e está voltado ao incentivo a cooperativas como alternativas viáveis de qualificação para o mercado de trabalho. “O Centro é um novo modelo de desenvolvimento sustentável para articular as políticas públicas de crescimento econômico, organização de trabalhadores desempregados que estão inseridos nos programas sociais e valorização do trabalho com foco na distribuição de renda e geração de oportunidades”, explica a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). Os principais objetivos são contribuir para a diminuição da pobreza e da desigualdade social, possibilitar o acesso dos cidadãos ao trabalho e à renda, além de incentivar e apoiar a criação de cooperativas, grupos e outras formas de organização. Para isso, o Centro contará com lojas solidárias de comercialização dos produtos e serviços dos empreendimentos econômicos solidários, banco de alimentos, armazém da roça, telecentro, salão multiuso para os debates sobre o mundo do trabalho e direitos do cidadão, rodadas de negócios e microcrédito popular.
Saiba mais em: www.contagem.mg.gov.br ou (31) 3352-5447.
II Concurso Cultura Popular
e Cidadania nas Ondas do Rádio
Estimular a criação de músicas com temas ligados à cidadania, educação, saúde, gênero, diversidade, meio ambiente e cultura em diversos pontos do país. Isso é o que propõe o II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio. Promovido pela ONG Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio, os compositores do Brasil podem se inscrever gratuitamente, até dia 20 de junho, através das rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte, em todo o território nacional. As cinco melhores músicas serão premiadas, juntamente com as rádios. As canções serão reproduzidas em CD e distribuídas gratuitamente para emissoras de todo o país. As músicas serão analisadas por um corpo de jurados que levará em conta quesitos como criatividade e comprometimento da canção com questões ligadas à cidadania. “A intenção é dar ao Brasil a chance de conhecer o melhor de seus artistas e de refletir sobre a realidade social de cada região, contribuindo para a construção da cidadania”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Malerba.
Mais informações: www.criarbrasil.org.br, pelo e-mail: contato@criarbrasil.org.br ou pelo tel.: (21) 2508-5204.



No artigo

x