Mais uma planta criminalizada: Anvisa proíbe Salvia divinorum

Brasil se junta a pequeno grupo de oito países onde a planta é ilegal

9095 27

Brasil se junta a pequeno grupo de oito países onde a planta é ilegal

Por Mario Henrique de Oliveira

Em uma resolução do último dia 9 de julho, a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a espécie Salvia divinorum. A planta agora integra a lista E do órgão, se encaixando na “Lista de plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas”.

A planta agora integra a lista E da Anvisa (Flickr ogal)

Em nota, a Anvisa justificou a decisão alegando que seguiu recomendações da JIFE (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes) e que a planta já é proibida em oito países: Austrália, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, Lituânia, Coréia do Sul e Suécia, além de ter seu uso controlado em alguns estados dos EUA.

“O cultivo e venda de Salvia divinorum apareceu pela primeira vez em jovens mexicanos e desde então se espalhou pela Europa, mostrando que abuso global da droga está aumentando. Tradicionalmente, a erva é consumida tanto por mastigar as folhas frescas ou bebendo-se o suco de folhas frescas esmagadas. Os efeitos da erva quando consumido desta forma dependem da absorção de salvinorina A (seu principio ativo) através da mucosa oral antes da erva ser engolida. Pois, curiosamente, salvinorina A, é desativada no trato gastrointestinal”, diz trecho da nota.

Especialistas no assunto divergem da posição governamental. “O uso da Sálvia é muito limitado, se restringe basicamente a grupos de aficcionados. Segundo, já foram realizadas diversas pesquisas com ela e em nenhuma ficou constatado alguma toxidade. A Sálvia é inócua”, diz o professor de história da USP Henrique Carneiro. “Nunca houve nenhum tipo de problema registrado ligado ao uso da Sálvia, ao contrário por exemplo, da planta Comigo-Ninguém-Pode, que é extremamente venenosa e há relatos de acidentes envolvendo crianças e animais que tiveram contato com ela, mas ela é liberada para uso ornamental. Então há um grande paradoxo aí. Não há um marco regulatório de nada”, completa Carneiro.

Denis Russo Burgierman, autor do livro O Fim da Guerra, sobre a política de drogas em diversos países, concorda com o professor. “Não há lógica de regulação, ou proibição. É tudo sem critério. Você não vai achar lógica em nada. Não existe uma preocupação legitima, não tem a ver com proteger as pessoas”, comenta. Para ele, não há surpresa nenhuma nesta nova proibição. “Não dá nem para falar em retrocesso. Porque avanço seria se não fizessem isso. Apenas estão seguindo com a política atual de drogas e essa lista só deve crescer, porque na medida que uma planta é proibida, outras novas são encontradas. Tudo que puder ter um efeito psicoativo e não tiver embalagem e patente da indústria farmacêutica eles vão proibir”, afirma.

Burgierman termina a conversa com uma reflexão. “O ser humano não tem nem legislação para proibir esse tipo de coisa. Que poder nós temos para proibir a existência de qualquer outra espécie?”



No artigo

27 comments

  1. pedrobo Responder

    Enquanto isso o tráfico de drogas devastadoras segue tranquilo e faturando bilhões. Quem está impedindo o uso de crack, cocaína, heroína e merla no Brasil? Algumas coisas soam como piada de péssimo gosto.

  2. legalize ja Responder

    oque tem de mais em fuma(maconha) ou come(salvia d…) uma planta,e quem essa anvisa pensa que é pra nos dizer oque podemos ou não usar?,fala sério,eu fumo maconha todo dia e sou uma pessoa de bem,e proibindo ou não eu vou continuar fumando,e se eu acabar indo preso um dia eu vou fumar dentro da cadeia tbm,e la é mais falçil ainda conseguir drogas,…ae autoridades brasileiras,ninguem quer a liberação das drogas,por que a quimica é do demonio e só atrasa a vida dos dependentes,nos queremos a liberação da MACONHA,parem de ser ridiculos,e acordem,deixa kada um toma a decisão que quizer ,ae verão se oque estão fazendo é certo..,a propósito,eu to na brisa agora,LEGALIZE JA!!!

    1. Lyannet Responder

      Seria muito mais “falçil” parar de se amparar ou se esconder atrás de substâncias psicotrópicas e tentar ser alguém na vida.  Pense em estudar, trabalhar, ser útil aos seus semelhantes.

      1. Misterm Responder

        Cara, você ta precisando fumar um do bão!!!

      2. Caique Santos Responder

        Quer dizer que quem fuma não estuda, não trabalha e não é útil aos semelhantes? E ainda usa a droga como “amparo”, amparo do que? Tá parecendo que foi minha avó que escreveu este texto. Rapaz, se informe mais sobre o assunto antes de vomitar seus preconceitos e juízo de valor em cima de quem faz o que seus valores morais de estimação condena.

      3. disqus_5BhBIXdfgV Responder

        vc é um prego.. não sabe é de nada… faça isso vc já que é o que quer.. não fique falando pros outros fazerem a merda das coisas que vc quer fazer

      4. Jorge Responder

        Eu fumo, sou formado, trabalho, e busco ser alguém na vida. Quem fuma agora não quer nada com nada na vida? Sinceramente, se for botar na balança os que não usam nada querem mais nada da vida do que os que fumam… Vai se informar!

    2. Glauber Aguiar Responder

      porque a ANVISA não proibe os cigarros..?
      resposta lógica:porque o cigarro é lucrativo pra eles.impostos,e outros valores que eles ganham.a salvia e a maconha nao dão lucro pra eles,por isso que é proibido.

  3. rogerio da costa fayad Responder

    mais uma palhaçada desse governo imbecil , ja proibiram a carqueja ( pelo menos as capsulas ) proibiram o fucus vesiculosus ( uma alga marinha que eu usava ) , proibiram a ervade são joão ( que eu apreciava mto pelos seus efeitos calmantes ) e sei la quantas ervas mais , fazendo inclusive que a natures sunshine ( uma das mais integras produtoras de produtos fitoterapicos do mundo , presente nos cinco continentes em quase todos os paises do planeta , com produtos de vanguarda e de 1º linha ) deixassem o pais de tanta burocracia e negativas em aprovarem produtos fitoterapicos  , eu se fosse adolescente e soubesse que essa salvia da onde ja ia sair espalhando e ia conseguir o quanto quisesse dessa planta ,governantes imbecis e corruptos , enquanto isso redox sun anunciando direto na tv entre outros pode , tem selinho da anvisa e não passam de puroplacebos e engodo , quem esse govwerno pensa que engana ?tenho repulsa e nojo desse governo de merda , e lamento não poder ver todos eles arderem no fogo do inferno , isso a justiça de Deus existe e um dia se fara mas lamentavelmente nunca a assistimos nem podemos ver essa porra de justiça divina , queria muito tbm saber pq ?      

    1. dutramaq Responder

      País controlado por ignorantes hipócritas e medíocres, apesar deles serem a síntese da sociedade (a qual eu me incluo, é claro) que os cria e elege para gastarem fortunas em estádios de futebol e deixarem metade da população sem esgoto ou água tratada. Passei quase 40 anos de minha vida achando que quando minha geração estivesse à frente das decisões nesta nação a história seria diferente, ou seja, ingenuamente imaginava que no futuro (hoje) haveria menos corrupção, mais cultura e que os legisladores teriam um pensamento menos obtuso em relação a liberdade individual dos cidadãos. Que burrice a minha, bando de covardes.

  4. Vinicius Alves Responder

    A Sálvia é inócua”, diz o professor de história da USP Henrique Carneiro
    Imagino q na faculdade de História ele viu muitas cadeiras de toxicologia e farmacologia!!!!!

  5. disqus_5BhBIXdfgV Responder

    anvisa é formada por um bando de pau no cú… esse país deveria é ser invadido… q porra de liberdade é essa???

  6. KayaksurF2013 Responder

    O alcool é uma das drogas q mais modifica o comportamento dos usuarios

    O q é ser alguem na vida Lyannet?

  7. anadir Responder

    Tem tanta coisas q deveria ser proibida e não é,mas proibir uma planta é muito mais fácil.

  8. ALÉM DA MENTE Responder

    e por ai vai! O carequinha afeminado (presidente) da ANVISA curte o poder que tem em mãos e assim para mascarar suas frustrações (talvez por ser inativo sexualmente) fica proibindo coisas sem sentido. Estes dias ele proibiu o álcool de cozinha alegando que é perigoso e explode como uma verdadeira bomba atômica e que seu poder de limpeza não mata nenhum tipo de micro-organismo (é como colocar água pura na sujeira).

    Daqui a alguns dias, o carequinha vai proibir a água potável, alegando que esta pode inflar e explodir o estomago e que a partir de então os brasileiros só irão poder consumir URINA DE CAVALO…

  9. baco Responder

    obaaa agora que e proibido eu vou usar,foda-se amvisa,vou fumar maconha, tudo que for contra esse sistema eu aprovo

  10. Paulo joão Responder

    Daqui a pouco estão proibindo até o café… Proibi será uma solução? Onde está a liberdade do contribuinte?

  11. Volnylson Almeida de Castro Responder

    pode esperar que o uso vai aumentar……………………

  12. Glauber Aguiar Responder

    ta mas o cigarro é permitido né..
    pq o cigarro da imposto e gera renda né..

  13. Jorge Responder

    Técnicos é? Ele estuda toda farmacologia das plantas alimentícias??? Acho difícil heim??? :s

  14. JEFERSON Responder

    PQ EM VEZ DE PROIBIR A SALVIA ,NOSSOS LEGISLADORES Ñ SE PREOCUPA EM CRIAR UMA LEI MUITO MAIS RIGIDA P/ QUEM DIRIGI UM CARRO ESTANDO EMBRIAGADO,POIS MATAM E Ñ FICAM PRESOS ISSO TEM QUE SER CONSIDERADO CRIME DOLOSO, Ñ FICAR ALGUMAS HORAS E SAIR,ESTAMOS SENDO MASSACRADO NO TRANSITO É NINGUEM FAZ NADA, AGORA PROIBIR A PLANTA É FACIL NÉ DA MENOS TRABALHO,POLITICOS PODRES VCS SÃO A ESCÓRIA DO BRASIL MALDITOS

  15. Gabriel Responder

    Valeu ANVISA filha da puta, não trabalha e quando inventa de trabalhar só faz M-E-R-D-A!!! Proibição nunca vai ajudar em absolutamente nada, proibição só serve pra encher o bolso dos ratos no congresso e dos ratos na rua. Parabéns por piorar a qualidade de vida dos cidadão a cada dia que passa, valeu mesmo.

  16. kauane Responder

    Quer dizer que se eu fumar erva matte e ter algum tipo de “pira” serei condenada? A erva seria proibida? ‘-‘

  17. Joãopédefeijão Responder

    Se uma planta é venenosa. Você sabendo disso não irá ingeri-la. Não é preciso proibir o cultivo e consumo desta mesma planta. Isso é totalmente idiota. Não vejo o por quê de tamanho sem-fim de proibições e leis absurdas e arbitrárias, além de manter aparência de que algo está sendo feito (muito mal feito por sinal) E manutenção do poder de pessoas incapazes ou no mínimo incompetentes e totalmente alheias as reais necessidades e preocupações da população. Seria mair eficiente espalhar o saber, mas isso colocaria em risco suas posições. Diante da da sua já citada total incompetência em gerir um país. Além do mais as drogas dão mais dinheiro quando proibidas, se não fossem proibidas não haveria tráfico e os donos das fronteiras não ganham. Pessoas que apoiam probições e descriminações e seguem todas as regras a risca e aceitam tudo guela abaixo, me parecem como cães adestrados, que procuram “ser alguém na vida” para ganhar um “biscoitinho”. A natureza fez estas epécies, e usando-a com inteligência, mais cedo ou mais tarde, certamente irá oferecer a cura ou solução para um problema qualquer da humanidade.

  18. Rasta Responder

    Incrivel como o governo se importa com as coisas ne? E por isso que a Seguranca esta do jeito que esta. Saude? Quem sabe mais o que e isso? Agora uma planta ao qual so fara mal a quem usar dependendo do modo de uso. Porra! Agente usa e temos consiencia do que estamos fazendo, vcs deveriam se importar com Seguranca, Saude i educacao. Sou usuario tenho minhas responsabilidades, tenho 2filhos gracas a Deus nao falta as coisas deles.. A bebida mata milhares de pessoas todos os anos i vcs fazem o que a respeito disso? A maconha pelo menos que eu saiba nao mata no transito, e se alguem morre por uma divida de maconha acho que e pq quiz pois a maconha nao tem efeitos iguais ao crack, ninguem rouba pq fumou um baseado mais sim pq quiz tudo em nossa vida so acontece se permitirmos… Enquanto vcs estao descutindo sobre plantas pessoas estao morrendo…. Agora eu te pergunto: vc prefere uma ve seu filho fumando uma planta e acordando do seu lado, ou que alguem tire a vida dele? Entao vao se preocupar com a seguranca cara deixa a vida de cada um que eles sabem o que fazem. Agente precisa de medicos, policiais e professores nao de pessoas que proiba vc de pegar uma planta que vem da natureza ao qual ninguem inventou em laboratorio.. Cade que a justica pensa em reduzir o codigo penal, enquanto isso nesse momento tem menores matando pq tem a certeza que a lei e falha…

  19. erva boa Responder

    a Anvisa e os governos são uma bosta proibe a maconha a salvia e deixam o alcool e o cigarro fazerem mihares de vitimas com propagandas legais o que é bem mais danoso pra saude.

  20. smoking Responder

    a Anvisa e os governos são uma bosta proíbe a maconha a sálvia e deixam o álcool e o cigarro fazerem milhares de vitimas com propagandas legais o que é bem mais danoso pra saúde.


x