Contra o Voto de Cajado

Campanha contra o "voto de cajado" pretende reunir intelectuais cristãos diante da posição de líderes evangélicos que expõem as comunidades religiosas como se fossem "currais eleitorais"

560 0

Campanha contra o “voto de cajado” pretende reunir intelectuais cristãos diante da posição de líderes evangélicos que expõem as comunidades religiosas como se fossem “currais eleitorais”

Por Valdemar Figueredo Filho

Fui convidado a participar do debate promovido pela Rede Fale (http://redefale.blogspot.com.br/). Trata-se de uma campanha contra o “voto de cajado”. A ideia seria reunir intelectuais cristãos diante da inoportuna posição de líderes evangélicos que expõem as comunidades religiosas como se fossem “currais eleitorais”. A Rede Fale conta com as redes sociais e com encontros presenciais para atingir o público das igrejas. Os fóruns foram planejados para acontecerem nas cidades de Aracaju, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio De Janeiro. Diante desta modesta reação fico com a impressão que o incomodo de setores das igrejas evangélicas é crescente com os líderes presunçosos.

A ideia de ovelhas dóceis, cegas, caminhando em fila em obediência ao pastor que não suja os pés com elas, mas que através do rádio e televisão tornam suas vozes conhecidas, parece que vacila. Tais apontadores de caminhos e cabos eleitorais sazonais precisão sentir no lombo o cajado das suas ovelhas. Na teoria da comunicação aprendemos que emissão difere da recepção. Pois é, os poderosos controladores de estruturas de comunicação podem emitir as mensagens que quiserem, têm todo direito, mas lembrar que os mesmos não têm controle pleno sobre a recepção.

Continue lendo aqui.



No artigo

x