“A coragem é o que dá sentido à liberdade” – carta da filha de José Genoino

Acabo de ler essa carta da filha de José Genoíno, um homem de bem, que tive a honra de conhecer, sobretudo nos anos 80, quando o hospedava em minha casa (uma quitinete). Fiquei comovido...

552 2

Acabo de ler essa carta da filha de José Genoíno, um homem de bem, que tive a honra de conhecer, sobretudo nos anos 80, quando o hospedava em minha casa (uma quitinete). Fiquei comovido com a leitura e a recomendo

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21048

 



No artigo

2 comments

  1. Mariana Responder

    Sou o que chama “de esquerda”, porém isto não me tapa os olhos, fazendo com que eu inocente corruptos e ache que, somente por serem de partidos TIDOS COMO de esquerda, não são culpados. Ridículo colocar cartinha de filhinha de bandidão de colarinho branco aqui.

    1. celioturino Responder

      Mariana,

      Antes de mais nada, desculpe a demora em publicar seu comentário, ocorre que eu estava viajando e não pude passar por aqui nestes dias.
      Você tem razão em parte e em parte concordo contigo; de fato, é preciso rever práticas e objetivos políticos e o excesso de pragmatismo, tão comum em nossos tempos (e não somente na política) leva sim a derrapagens éticas. Todavia, publiquei a carta da filha de Genoíno pelo sincero sentimento de compaixão e solidariedade ao drama humano, convivi politicamente com o Genoíno nos anos 80 e agora o acompanho à distância; enfim, ele tomou caminhos e está pagando um preço elevado por suas decisões, por vezes assumidas em meio a uma contigencia, mas isso, para mim, não é suficiente para classifica-lo como “bandidão de colarinho branco”, como voce disse. Ao contrário, José Genoíno tem uma belo e genereoso histórico de contribuições ao povo brasileiro e esse histórico tem que ser levado em conta, não para isenta-lo, claro, mas para que se tome uma decisão justa e corajosa (e lembro que a coragem está em assumir posições sem medo de ir contra o senso comum ou as induções).


x