Fórum vence processo movido por sargento de Belo Horizonte

Policial militar alegava que havia sido difamado pela revista e reclamava indenização

300 0

Do Blog do Rovai

No final do ano passado recebemos na sede da Fórum uma intimação de um processo movido pelo sargento Ivan Pedro Nogueira contra a revista em Belo Horizonte. O processo se relacionava à publicação de um artigo do advogado Joviano Mayer, no blogue do Idelber Avelar.

Manifestação contra a ação da PM, em BH, que motivou o texto publicado na Fórum. (Foto: Casa Fora do Eixo Minas)

O sargento alegava que havia sido difamado pela revista e reclamava indenização. Entre outras coisas, utilizava o preço de capa de Fórum e sua tiragem como referências para o cálculo, sendo que o artigo havia sido publicado num blogue e apenas na internet.

O sargento reivindicava 24 mil reais da revista e solicitava que qualquer menção a ele fosse retirada do site.

No dia 11 de janeiro ocorreu a audiência. Uma representante da Fórum esteve em Belo Horizonte e um escritório de advocacia foi contratado para nos representar. Sim, em ações como esta, vale o dito: mesmo ganhando se perde. Fórum despendeu recursos que poderiam ser utilizados com jornalismo para enfrentar a judicialização a que os blogues e portais independentes têm sido submetidos.

Mas valeu a pena.

O sargento Nogueira não teve nenhuma de suas demandas atendidas. O texto continua à disposição para a leitura e Fórum não terá de pagar um centavo por dar visibilidade a uma denúncia séria. Em nenhum momento se cogitou fazer acordo neste processo. Era importante vencê-lo para que casos como este, sempre com responsabilidade, possam continuar sendo publicadas aqui e em outros cantos.



No artigo

x