Project Unbreakable: o que eles disseram na hora do estupro

Projeto amplia o olhar para uma realidade cruel vivida por mulheres em todas as partes do mundo. No Brasil, o aumento das denúncias, porém, não tem diminuído os casos de estupros

1191 1

Projeto amplia o olhar para uma realidade cruel vivida por mulheres em todas as partes do mundo. No Brasil, o aumento das denúncias, porém,  não tem diminuído os casos de estupros

Por Igor Carvalho 

Em outubro de 2012, a fotógrafa Grace Brown, que mora em Nova Iorque, desenvolveu o blog “Project Unbreakable” (Projeto Inquebrável). A ideia consiste em fotografar pessoas, que sofreram abusos sexuais durante a vida, com frases que abusadores lhes disseram antes, durante ou depois dos estupros.

O projeto de Grace, ao mostrar as frases ditas pelos estupradores, alerta para uma realidade bem comum. As mulheres estão denunciando cada vez mais os que as violentam. De Nova Délhi ao Rio de Janeiro, os casos estão tendo grande apelo na mídia. No Brasil, de 2009 até 2012, houve aumento de 157% de registros de denúncias de estupros, segundo a Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

A coragem feminina, ao que parece, ainda não inibe a ação dos criminosos. São Paulo registrou, segundo a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro trimestre de 2013, um aumento de 26% de casos. Partindo de 688 em, 2012, para 867, neste ano.

No Rio de Janeiro, o avanço é mais agudo. O primeiro trimestre de 2013 teve 405 estupros a mais que o mesmo período de 2012, um aumento de 36%. Recentemente, uma mulher foi abusada sexualmente dentro de um ônibus durante um assalto. Os números são da Secretaria de Segurança Pública.

Confira abaixo algumas imagens do “Project Unbreakable”.

“Ande logo e arrume essa bagunça” – ele se referindo ao sangue e sêmen no chão.

 

“Isso fica entre nós” – meu avô, quando eu tinha 6 anos, depois 16, quando as memórias voltaram
“Me dê um beijo de boa noite”
“Ninguém vai acreditar em você. Sou seu marido – é a sua palavra contra a minha”
“O que temos é tão especial, que as outras pessoas não vão entender”
“Pare de fingir que você é um ser humano”
“Seus pais foram jantar, mas não se preocupe – eu vou cuidar de você”
“Você é bonita demais pra ser lésbica”
“Você é uma menina má, não eu. Se lembre que você começou tudo isso”
“Você gosta disso?”



No artigo

1 comment

  1. Adailza Responder

    O sentimento é de revolta.


x