Berlim apoia protestos contra violência policial em São Paulo

Manifestação com cerca de 400 pessoas na capital alemã neste domingo (16) teve como marca a presença de grupo turco solidário aos protestos na Turquia e no Brasil.

547 1

Manifestação com cerca de 400 pessoas na capital alemã neste domingo (16) teve como marca a presença de grupo turco solidário aos protestos na Turquia e no Brasil.

Por Tainã Mansani, de Berlim * Fotos Isaumir Nascimento / Tainã Mansani

“O gigante acordou”, “Copa do Mundo, eu abro mão, quero dinheiro para a saúde e a educação,  “Alckmin, sai de mim”, foram alguns dos gritos dos cerca de 400 brasileiros e pessoas solidárias que se manifestaram neste domingo, 16, em apoio aos protestos ocorridos em São Paulo nas últimas semanas contra o aumento das tarifas de transporte público.

A idealizadora do evento Juliana Rebelo Doraciotto afirmou que a ideia de organizar a manifestação em Berlim surgiu para mostrar aos alemães os problemas sociais enfrentados pelos brasileiros e ainda pela sua indignação com a violência policial em São Paulo, ocorrida na última quinta-feira, 13. Segundo relatou, a manifestação pela causa brasileira na capital alemã foi inspirada no exemplo da Turquia.

Em Berlim, manifestantes turcos do movimento de apoio à Taksim se uniram aos brasileiros em protesto. Eles caminharam junto com os brasileiros pelas ruas do distrito berlinense de Kreuzberg, carregando o cartaz com a frase “Taksim ist Überall, Überall ist Wiederstand”- “Taksin está em todo lugar, em todo lugar há resistência”. A Alemanha é o país com o maior número de imigrantes turcos do mundo, cerca de 4 milhões de pessoas.

Na sexta-feira (16), as notícias publicadas pela imprensa alemã sobre os acontecimentos em São Paulo destacaram, principalmente, a violência policial em protestos que antecedem grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014.

A revista alemã Spiegel online  fala em “batalha por 7 centavos de Euro”. Outros veículos europeus, como o portal francês Rue89, publicaram que, para além dos poucos centavos que causaram as violentas ações, as manifestações em São Paulo refletem a má gestão pública e a corrupção no país.

Veja fotos do protesto (clique na imagem para ampliar)



No artigo

1 comment

  1. elieser Responder

    isso nao e protesto e sim politiocagem protesto tem que ter cara limpa e com organizaçao pois estes marginais nao representam os brasileiros de bem policia pratica abuso entao tem que dar flores para esses marginais que quebram tudo esses lixos nao representam ninguem
    ]


x