Confira como foi a quinta-feira de manifestações no Brasil

Um retrato dos protestos de quinta-feira (20) pelo Brasil, com links para depoimentos, imagens e textos

921 2

Um retrato dos protestos de quinta-feira (20) pelo Brasil, com links para depoimentos, imagens e textos

Para atualizar, clique F5

23h53 – Do Facebook Occupy São Paulo:

“ATENÇÃO CAMARADAS – Repassando a informação: grupos fascistas e neo-nazistas estão patrulhando a Av. Augusta. Tomem cuidado.

Pedimos a todos e a todas que compartilhem esta informação.”

23h24 – “Estamos enfrentando uma onda de moralismo obscuro comandados pelas forças de direita. Vamos reagir com a pauta da justiça e da liberdade”, diz Sergio Amadeu, professor da UFABC e representante da sociedade civil no Conselho Gestor da Internet, em seu Twitter.

23h17 – Do G1: Entre 150 e 250 pessoas estão no IFCS, da UFRJ, no Rio de Janeiro, e receberam recomendação de não sair por temer “prisões arbitrárias”.

23h09 – SP: MPL deixa ato e diz que direita quer dar ‘ares fascistas’ a protestos

23h08 – “Agressões e intimidação de cidadãos meramente por suas opiniões e opções partidárias devem ser repudiadas veementemente! Democracia é de todos”, diz o cientista Miguel Nicolelis, no Twitter.

23h06 – Por Pedro Alexandre Sanches: SP, 20 de junho de 2013: o “inimigo” quebra o espelho.

23h03 – Manifestantes ocupam e interditam a rua Augusta, região central de São Paulo. (Via R7)

23h03 – Do G1: Sete mil pessoas foram às ruas de Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, para protestar contra a tarifa de ônibus que custa R$ 3. Os organizadores estimavam até 3, 5 mil participantes antes da manifestação. Nenhum incidente foi registrado pelo comando da Polícia Militar.

23h01 – “Sendo mais claro, população não está vendo saída pela política, e extremistas, de esquerda e direita, se sobressaem. Isso é retrocesso”, Pierre Lucena, professor de Finanças da UFPE e editor do Blog Acerto de Contas, no Twitter.

22h59 – Deputado Ivan Valente, no Twitter: “Na Paulista até agora.Cem mil se manifestaram com entusiasmo. Mas não dá para aceitar o autoritarismo de quem impede bandeiras partidárias”.

22h56 – No Viomundo: Defensores da democracia sem partidos atacam militantes de esquerda e queimam bandeiras vermelhas

22h54 – No Estadão: Dilma discutirá protestos: convocou reunião com ministros para mapear extensão no País (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-convoca-reuniao-com-ministros-para-discutir-protestos-no-pais,1044970,0.htm)

22h49 – Rio de Janeiro – Daniele Roses, do Facebook:  Informe! Os policiais jogaram bombas dentro de bares que estavam com pessoas e todos estão na rua sendo perseguidos a policia. Tb jogaram bomba dentro do Circo Voador onde estava rolando um show, não tinha manifestantes!!!

22h47 – Polícia volta a usar bomba de gás para dispersar protesto em Brasília (Via EBC)

22h45 – Protesto em Aracaju (SE), hoje.

22h43 – SP: Manifestação na Rua da Consolação em ambos os sentidos, ocupação total junto à Rua Antonia de Queiroz (via CET-SP).

22h41 – No Terra Magazine: Presidente do PT-SP diz que partido errou ao interpretar protestos.

22h38 – O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), agora de noite, no Congresso: “Esta Casa tem o dever de registrar os fatos, interpretar e fazer a leitura correta. É o que faremos nos próximos dias.”

22h36 –  Da Folha de S. Paulo: Dilma Rousseff convoca reunião de emergência com ministros para amanhã.

22h34 – Do Jornalismo B: Sede do PT em Porto Alegre, na Avenida João Pessoa, 785, foi invadida e destruída.

22h31 – Cerca de 1,5 mil manifestantes que se reuniram em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo e deixaram o local por volta das 22h, após permanecerem por cerca de 30 minutos no local. O grupo, que veio da avenida Paulista, retorna em passeata para o local, subindo a Brigadeiro Luiz Antônio. (Via Portal Terra)

22h28 – Na Carta Capital: Militantes de partidos e movimentos sociais viram alvo em São Paulo.

22h21 – Absurdo! Vídeo mostra momento em que SVU avança sobre multidão e atropela manifestantes em Ribeirão Preto.

22h19 – Do Estadão: 1º balanço da manifestação desta quinta, em Brasília, aponta 31 feridos entre os manifestantes, destes, 11 foram removidos para hospitais.

22h16 – “Não é uma manifestação apartidária, é antipartidária. Isto é a base do fascismo”, diz ator Bemvindo Sequeira, em seu Twitter.

22h14 – No Uol: Tropa de choque joga bomba e atira em direção a hospital que atende manifestantes no Rio.

22h12 – Pós TV entrevista casal no protesto contra a corrupção. “Começamos contra o Lula há 5,6 anos”.

22h10 – Jean Wyllys, pelo Twitter:

“Se você reclama da violência policial contra manifestantes, mas usa de violência contra militantes de partidos, você é um babaca incoerente!”

22h06 – No Uol: Manifestantes sobem em teto da Câmara de BH contra Copa e “tudo isso que está aí”

22h03 – Na Rede Brasil Atual: Intolerância a partidos mancha ato na Paulista

22h02 – SP: anarcopunks queimam bandeira do Brasil na avenida Paulista e revoltam manifestantes, que tentam reagir (Via Portal Terra)

22h01 – Raphael Tsavkko, via Twitter:

“Gente, é grave, tem um grupo de mais de 30 pessoas q acabou de sair do metrô república com TASERS na mão! Vão fazer merda!”

22h00 – Do G1: Em Franca, interior de São Paulo, após o fim das manifestações, um grupo formado por pelo menos dez pessoas tentou depredar o terminal de ônibus Ayrton Senna jogando tijolos contra as vitrines das lojas. Ao chegar no local, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o tumulto. Por enquanto, não há informações sobre feridos.

21h55 – Do Mídia Ninja: Após confrontos com a Polícia Militar na frente do Congresso Nacional, em Brasília, manifestantes foram até o palácio do Itamaraty, onde se focou parte da manifestação que levou cerca de 100 mil pessoas as ruas da capital federal.

21h52 – São Paulo: manifestação no Túnel Anhangabaú, ambos os sentidos com ocupação total (via CET-SP).

21h50 – Sérgio Vaz convoca a periferia para reunião

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NA COOPERIFA

Amanhã, às 20h

Periferia em alerta

Discussão para entender o que está acontecendo no país

Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Jd. Guarujá

21h49 – Vitória: manifestantes depredaram uma praça de pedágio.

21h48 – Em Porto Alegre, grupo depredou lojas e bancos (via EBC)

21h47 – Do Estadão: Em Brasília, há um foco de incêndio na Esplanada dos Ministérios.

21h45 – RS: “Estou assistindo a sede do PMDB ser incendiada!” A informação é do Vereador de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), pelo Twitter.

21h37 – Do G1: Polícia Militar afirmou que 12 pessoas ficaram feridas e uma delas morreu após serem atropeladas por um veículo modelo SUV na Zona Sul de Ribeirão Preto durante os protestos. O motorista fugiu sem prestar socorro e até agora não foi localizado.

21h29 –  SP: Na Capela do Socorro, Avenida Interlagos em ambos os sentidos liberada após manifestação junto à Praça Enzo Ferrari (Via CET-SP).

21h19 – SP: Manifestantes chegam à Câmara dos Vereadores e protestam. (Do G1)

21h17 – 15 mil pessoas juntaram-se nas ruas de Santa Maria (RS) por pautas variadas, relembrando inclusive a tragédia da Boate Kiss, acontecida no começo do ano.

21h11 – Na Fórum: O MPL foi sequestrado nesta quinta na Paulista.

21h09 – Do Mídia Ninja: Em Ribeirão Preto (SP), cerca de 25 mil pessoas foram às ruas e fecharam o cruzamento das avenidas 9 de Julho, Presidente Vargas e Independência.

21h06 – Jean Wyllys, no Twitter: “Se você se chama de “apartidário”, mas ataca apenas um dos dois grandes partidos que se opõe, desculpe-me, você tem partido sim!”

20h58 – Do Estadão: São mais de 1 milhão os manifestantes nas ruas de todo o país.

20h55 – “Amigas do PT e da CUT foram cercadas e espancadas por neonazistas e alguns “apartidários”” (Vange Leonel, via Twitter)

20h54 – Movimento Passe Livre encerra ato oficial de comemoração em São Paulo. Mas milhares de pessoas continuam na Paulista. Segundo a PM, 100 mil chegaram a se reunir em manifestações na cidade (Rede Brasil Atual)

20h50 – Manifestação Rua da Consolação em ambos os sentidos, ocupação total junto à Rua Antonia de Queiroz (via CET-SP).

20h47 – Surgem informações de que há confusão e violência policial na Freguesia do Ó, em São Paulo. Quem estiver na região, entre em contato conosco.

20h43 – Da EBC: Situação em frente à prefeitura do Rio começa a se acalmar.

20h41 – Nelson Canesin, do Sindicato dos Bancários, junto com mais cinco pessoas, teria sido espancado na rua por estar com a camisa da CUT. A Fórum está apurando a informação.

20h40 – “doutor, eu nao me engano, quem ta doente é o feliciano” <3 paulista agora (Maria Carolina Trevisan no Twitter)

20h39 – Relato de Leandro Rodrigues, coordenador da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), via Facebook, que está deixando a avenida Paulista no momento:

“A mobilização do #MPL #passelivre foi tomada de assalto. A força que ocupa a rua hoje não quer um Brasil melhor.

São opressores, violentos, autoritários. São contra as mulheres, os negros, os LGBT e qualquer outra minoria. E se fantasiam de revolucionários.

Não foi apenas PT expulso, mas toda a esquerda, incluindo às feministas e a periferia. O que acontece hoje em São Paulo é um ato contra a democracia, contra a igualdade, contra a liberdade.

Realmente, esse país precisa de mais educação. Os “bem nascidos” que estão aqui não sabem nada sobre a nossa história.

Noite triste…”

20h36 – Do Twitter do @pecesiqueira:

“Manifestantes agredindo manifestantes, o governo e a rede Globo falando que tá “Lindo”. Essa manifestação deixou de me representar hoje.”

20h34 – SP: manifestação na Praça Campo de Bagatelle, ocupação total junto à Avenida Santos Dumont (Via CET-SP).

20h33 – “Vi um grupo no túnel da Paulista tentando ganhar acesso à Rebouças: vão conseguir” (Pedro Alexandre Sanchez no Twitter) https://twitter.com/pdralex

20h32 – Segundo o jornalista Marcelo Hailer, homossexuais e pessoas com camiseta vermelha estão sendo hostilizadas por neonazistas.

20h31 – Na Paulista: “Quem não pula é petista”, dizem alguns manifestantes.

20h30 – Bandeiras de partidos são queimadas no meio da avenida Paulista. Manifestantes entram em confronto. Polícia Militar contém conflito.

20h27 – Mayara Vivian, líder do MPL-SP, acaba de publicar um texto em seu perfil no Facebook:

“Quero agradecer o apoio de todo mundo, e lembrar que essa vitória, essa luta, é de todo mundo, não só do MPL!

Nós não somos líderes, nem dirigentes: não acreditamos que alguns devam liderar e outros obedecer.

Eu não sou líder, todos somos, independente do que falam nos jornais.

Peço desculpas por não poder responder as mensagens, nos vemos nas ruas =)

Com carinho,

May”

20h20 – São Paulo: manifestação no Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães, sentido bairro, ocupação total (via CET-SP).

20h18 – Informação da Globo News: Carro do SBT incendiado no Rio.

20h17 – Da EBC: Manifestação faz Metrô fechar Estação Cidade Nova ao lado da prefeitura do Rio

20h14 – Do G1: Manifestantes e integrantes da Guarda Municipal de Piracicaba entram em confronto em frente ao terminal de ônibus da cidade.

20h12 – Presidenta Dilma Rousseff está reunida com ministros no Palácio do Planalto, onde cerca de 20 mil se manifestam (via Rede Brasil Atual)

20h11 – No Twitter: @heidermustafa: URGENTE: Manifestantes acabaram de apedrejar os ônibus da Fifa que estão em frente ao Sheraton Hotel da Bahia!”

20h10 – RS: 12 mil manifestantes estão concentrados na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar atirou bombas contra grupo que cercava sede da RBS.

20h04 – Em Brasília, do Tortura Nunca Mais ‏no twitter (@gtnmsp): “Polícia investe contra manifestantes e prende um deles, no caminho até viatura espirram spray de pimenta no rosto dele. #protestodf”

20h01 – Na FórumSP: “A vitória não é do Movimento Passe Livre, é do povo na rua”

19h59 – Do G1: Em São Paulo, petistas e sindicalistas acuados em frente ao prédio da TV Gazeta, manifestantes gritam contra os petistas e impedem que saiam. Não há intervenção da Polícia Militar.Manifestantes sem partido tentam fazer um cordão de isolamento para proteger os petistas.

19h57 – Repórter da Rede Globo atingido com um tiro de borracha na testa é Pedro Vedova.

19h54 – Da EBC: Mais de 20 mil pessoas participam do protesto no gramado no Congresso Nacional, segundo cálculos da Polícia Militar. Um pequeno grupo de manifestantes tenta romper o cordão de isolamento da polícia, usado para impedir o acesso das pessoas ao Parlamento. O policiamento foi reforçado.

19h52 – Em Campinas, a Tropa de Choque avança para cima dos manifestantes na frente da Prefeitura. (via UOL)

19h51 – Do Estadão: Vinte mil pessoas, segundo a PM, participavam no início da noite desta quinta-feira de uma manifestação por melhorias no transporte coletivo, tarifa zero e contra a corrupção dos políticos em Sorocaba, interior de São Paulo. Os organizadores contabilizavam 30 mil participantes. Até as 19 horas, o movimento seguia pacífico.

19h48 –   Em Palmas, multidão vai à casa do governador e hostiliza Rede Globo gritando: “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Chegando em frente à residência, encontraram uma barreira da PM, e xingaram o governador de “ladrão”. (via Portal Terra)

19h46 – Repórter da Globo News é atingido por bala de borracha no Rio de Janeiro.

19h44 – São Paulo (via EBC):

A manifestação na capital paulista já reúne cerca de 30 mil pessoas, conforme cálculo da Polícia Militar. O protesto concentra-se principalmente no percurso da Avenida Paulista até o Parque Ibirapuera, mas há também manifestações na Avenida 23 de Maio, na altura da Rua Tutóia, e na Rodovia Castelo Branco, nos dois sentidos, no km 22. Os atos são pacíficos.

Na Avenida Paulista, a manifestação está dividida em dois blocos distintos: em um deles, as pessoas protestam contra os partidos políticos, a corrupção e os gastos excessivos com obras da Copa do Mundo. Nesse grupo, os manifestantes gritam palavras de ordem contra a presidenta Dilma Rousseff, o prefeito Fernando Haddad e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pedem mais recursos para a educação e saúde, além de hostilizar os partidos políticos.

O segundo grupo, encabeçado pelo Movimento Passe Livre (MPL), pede “tarifa zero” para o transporte público. Esse bloco inclui também representantes dos movimentos estudantis, de partidos como o PSTU e o PSOL, do movimento gay e da Central de Movimentos Populares. Não é possível saber qual dos dois grupos tem mais participantes.

Na manifestação de hoje, o MPL comemora a revogação do aumento nas tarifas do transporte público na capital e lembra as pessoas que estão presas ou sofrem processo criminal pela participação nos protestos anteriores.

19h42 – Na CasaVerde, em São Paulo, manifestação na Marginal Tietê, pista expressa e local interditada, sentido Castelo Branco, após Ponte das Bandeiras (via CET-SP).

19h40 – Via Facebook Anonymous Rio:

“Milhares de manifestantes seguem para o Maracanã mesmo com todo o cerco do exército, PMERJ, e Bope, em volta do estádio.”

19h37 – Salvador – Via Facebook do Pareta Calderasch:

“TROPA DE CHOQUE que joga bomba em famílias e crianças que gritavam “sem violência”. Ainda bem que na prefeitura não estão atacando nosso povo.”

19h35– Tocantins: PM calcula que 10 mil pessoas participam da manifestação na capital, Palmas. Manifestantes cercaram e gritaram contra uma equipe da TV Anhanguera, retransmissora da Globo, durante a manifestação desta quinta-feira. Apesar dos ataques verbais, não houve agressão física. (Informação do portal Terra)

19h33 – Do Mídia Ninja: Aproximadamente 10 mil pessoas foram para as ruas de São Carlos, se reunindo inicialmente na Praça do Mercado com percurso que segue em marcha até a rodoviária da cidade.

19h31 – Do Twitter do @miksezaza:

“a lógica de bater em alguém por usar uma camiseta diferente tá aí no futebol há tempos. ridículo.”

19h28 – Do Twitter da @millylacombe:

“Ô, minha gente, quem não precisa de partido é ditadura. Tá na hora de mudar o tom pra não deixar o que era bonito com sombras fascistas”

19h26 – Da EBC: PM usa gás lacrimogêneo para tentar dispersar manifestantes no Rio

19h24 – Do Estadão: Cerca de 150 militante do PT desistiram de seguir na passeata por causa de hostilidades por parte dos manifestantes que não querem a presença de partidos no ato. Passeata ainda se concentra na frente da TV Gazeta, na Avenida Paulista.

19h22 – NaCidadeDutra, manifestação na Avenida Dona Belmira Marin, interdita a pista sentido centro, antes da Avenida Senador Teotônio Vilela.

19h19 – Em Brasília, manifestantes tentaram furar barreira policial em frente ao Congresso Nacional. Houve confronto e tumulto no local.

19h15 – Segundo o G1, integrantes do núcleo principal do MPL e militantes do PT se provocam na Avenida Paulista, em outros pontos houve socos e rojões arremessados.

19h09 –Do Facebook das Mães de Maio:

“URGENTE URGENTE. Tem skin e nacionalista na região da Frei Caneca batendo em todo mundo de vermelho. Bateram numa senhora e num fotógrafo que tentou pegar a imagem. O fotógrafo falou que tem mais.”

19h07 – Informação da CET-SP: No Grajaú, manifestação na Avenida Paulo Guilguer Reimberg ocupa duas faixas, sentido centro, junto ao terminal Varginha.

19h01 – Da EBC: Prefeitos de quatro municípios do estado Rio reduzem preço das passagens dos ônibus

19h00 – Em frente ao Masp, na Avenida Paulista, alguns militantes do PT e manifestantes voltaram a entrar em confronto. Uma bandeira do partido foi queimada.

18h58 – Do Facebook do Mídia Ninja: Em Pelotas (RS) mais de 20 mil pessoas estão nas ruas do centro da cidade em apoio aos atos brasileiros contra o aumento do preço da passagem e reivindicando melhora no transporte público.

 

 

“doutor, eu nao me engano, quem ta doente é o feliciano” <3 paulista agora (Maria Carolina Trevisan no Twitter) https://twitter.com/carolinatre



No artigo

2 comments

  1. janaina Responder

    Tangará da Serra-,MT…

    Também foi à rua…

    #Juntos por um BRASIL melhor!

  2. magnus Responder

    Nós somos o país com a maior carga tributária do planeta!! e um dos povos mais miseráveis e semi-analfabetos. Temos que acabar com esta sina e destituir esse congresso que é uma fraude vergonhosa da nação!!!!


x