Depois de cinco dias acampados, ativistas se reúnem com prefeito de Belo Horizonte

Movimento ocupa a Câmara desde o último sábado por passe livre e transporte de qualidade

405 0

Movimento ocupa a Câmara desde o último sábado por passe livre e transporte de qualidade

Por Lidyane Ponciano

Os participantes da Assembleia Popular Horizontal, movimento que surgiu na capital mineira durante as manifestações em todo o país, se reunirão com o prefeito de Belo Horizonte hoje (03/07), às 17 horas. O movimento, que ocupa a Câmara de Belo Horizonte desde o último sábado, reivindica passe livre para aposentados, estudantes, desempregados; transporte de qualidade, tanto para ônibus, quanto para o metrô; revisão dos contratos com as empresas; além de outras pautas.

O promotor do Ministério Público, Antônio Baeta Melo Cançado, que media a negociação entre manifestantes e poder público, informou o movimento sobre a marcação da reunião após os integrantes terem protocolado ofício na Prefeitura de BH, na tarde dessa terça-feira (02/07) solicitando diálogo com o chefe do executivo municipal.  Até aquele momento a Prefeitura recusava-se a realizar a reunião se a Câmara não fosse desocupada e os manifestantes se recusaram a cumprir tal exigência e alegam que só desocuparão o espaço dependendo do resultado das negociações.

Imagem do movimento mostra etapas até a reunião de hoje (Reprodução/Facebook)

Reunião ao vivo nas redes

Integrantes da Assembleia Popular Horizontal afirmam que justamente por seu formato, o ideal é que todos, mesmo os que estão em casa ou no trabalho, possam participar por meio de transmissão ao vivo. Para tanto, na lista que constam os 10 delegados eleitos em assembleia na segunda-feira (01/07) foram incluídos membros da Pós TV (http://www.postv.org) que já transmite a ocupação há mais de 100 horas.

Ocupação
Os ativistas ocuparam a Câmara após o projeto de lei 417/83 ter sido aprovado em desacordo com o movimento e também por terem sido duas emendas, consideradas importantes, terem sido rejeitadas pela maioria dos vereadores.
Para entender o caso acesse aqui.

Nova assembleia

O movimento convocou nova Assembleia para hoje, às 19 horas, na Câmara Municipal, para apresentar o desfecho da reunião com o prefeito Márcio Lacerda e para definir os próximos rumos a serem tomados.

Leia na íntegra o ofício protocolado na Prefeitura

Belo Horizonte, 02 de julho de 2013.

Exmo. Sr. Marcio Araújo de Lacerda,

Aos cuidados de Exmo. Sr. Josué Costa Valadão,

A Assembleia Popular Horizontal, reunida em ocupação na Câmara Municipal desde sábado de manhã – 29 de junho, declara que desde o início de nossa ocupação reivindicamos o dialogo com o Prefeito Marcio Lacerda para tratar a pauta de transporte coletivo municipal que há mais de três semanas está ecoando em grandes manifestações populares pelas ruas da cidade.

Reforça-se que, até o momento desta solicitação, não foi entregue à Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte, qualquer comunicado oficial de convocação de reunião. Essa atitude do Prefeito em não negociar vai à contramão do atual momento percebido em outras capitais do país, em que os manifestantes estão sendo recebidos e suas reivindicações atendidas.

Nesta segunda, 1º de julho, às 19h, foi realizada 5ª sessão da Assembleia Popular Horizontal na Câmara Municipal, onde foram destacados os 10 (dez) representantes populares que serão porta-vozes das reivindicações imediatas aprovadas também em sessão.

Destaca-se a importância de que esse encontro é de extrema relevância para os rumos do contexto político local, também como parte de um cenário nacional.

Vimos, por meio deste, solicitar uma reunião com o chefe do poder executivo municipal, Prefeito Márcio de Araújo Lacerda. Reafirmando ainda o compromisso de que os representantes destacados encontram-se à inteira disposição para o diálogo imediato, que poderá ser comunicado por qualquer um dos canais apresentados abaixo.

No aguardo de um breve retorno,

Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte
Juventude presente
A Assembleia que definiu os nomes da Comissão de Negociação contou com grande número de participantes, em sua maioria jovens. Confira os vídeos de curta duração.
Apresentação dos candidatos a delegado

Eleição de delegados

 



No artigo

x