Nas bancas: Fórum destaca manifestações e internacionalização do ensino superior

Edição traz reflexões sobre os protestos de junho, os riscos da internacionalização do ensino superior, entrevista com Jean Wyllys e mais

446 0

Edição 124, de julho, traz matérias sobre as manifestações de junho, os riscos da internacionalização do ensino superior, entrevista com Jean Wyllys e mais

Nas bancas, ou peça seu exemplar aqui

A edição 124 da revista Fórum, em bancas, traz um especial sobre as manifestações de junho no Brasil. A onda de protestos evidenciou um novo padrão de demandas e lutas sociais e a necessidade de se entender o que se passou e o que está por vir exige um amplo debate. Entre as matérias, você pode conferir a origem e a história do Movimento Passe Livre (MPL) e as inúmeras iniciativas que os Indignados da Espanha deixaram como legado, alterando o modo de se pensar e se relacionar com a política no país. Poderia acontecer algo semelhante por aqui?

A urbanista Ermínia Maricato comenta a piora da qualidade de vida nas cidades e a questão do transporte, estopim das manifestações. O ministro da Saúde Alexandre Padilha fala em entrevista sobre a polêmica da contratação de médicos estrangeiros no Brasil e o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) fala sobre a dificuldade de se lidar com direitos humanos no país, ressaltando que o combate à homofobia não pode cair na armadilha do Estado penal.

Reportagem traz os riscos da internacionalização do ensino superior privado, setor que apresenta um cenário de concentração e domínio de investimentos internacionais. Como isso pode influenciar a qualidade da educação?

Indígenas, em El alto e no Mato Grosso do Sul

Outros destaques da edição são matérias que abordam a questão indígena em dois lugares distintos, mas que apresentam como pano de fundo comum o preconceito. Na Bolívia, na cidade de El Alto, indígenas lutam para preservar sua identidade mesmo em meio ao caos urbano de uma cidade com 1 milhão de habitantes. E, no Mato Grosso do Sul, a violência e o agronegócio evidenciam um cenário de abandono e omissão do poder público, principalmente no que diz respeito à demarcação de terras.

Fórum conta também com um perfil da cantora Ellen Oléria, mulher, negra, homossexual e “gorda”, como ela própria acrescenta, uma minoria em quatro graus distintos. Leia ainda as colunas de Ferréz, Ricardo Musse, Fernando Lara e Dennis de Oliveira, os Toques Musicais de Julinho Bittencourt e a crônica de Mouzar Benedito.

Nas bancas, ou peça seu exemplar aqui



No artigo

x