Fórum nas bancas: polícia não pode ser militar

Edição 125 de Fórum traz o debate da desmilitarização, reportagem sobre o Black Bloc e entrevista com o jornalista esportivo Juca Kfouri

624 0

Edição 125 de Fórum traz o debate da desmilitarização, reportagem sobre o Black Bloc e entrevista com o jornalista esportivo Juca Kfouri

Por Redação

A edição de agosto da revista Fórum (em bancas ou disponível aqui) traz um debate inadiável para a sociedade brasileira: será que o modelo de segurança pública que temos hoje, militar, é o mais adequado? Mesmo entre integrantes das PMs, a desmilitarização já vem sendo discutida e pelo menos dois projetos a respeito tramitam no Legislativo brasileiro. Leia também entrevista com a pesquisadora e líder comunitária Eliana Sousa Silva, que, a partir da morte de uma criança em uma ação policial no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, passou a estudar a relação entre moradores da favela e a polícia.

Reportagem mostra como agem os ativistas Black Bloc, que afirmam não temer o confronto com a polícia e defendem a destruição de “alvos capitalistas”. Conheça a história e a forma de luta que se popularizou com o movimento antiglobalização e ganha destaque no Brasil.

Uma das entrevistas da edição é com o jornalista Juca Kfouri, que critica a forma como os megaeventos esportivos têm sido conduzidos no país, mas vê nas manifestações de junho possibilidades para que novos rumos sejam tomados. “Sempre respondi que o Brasil pode receber a Copa do Mundo; se fez em 1950, por que não é capaz de fazer em 2014? Se a África do Sul fez, por que não podemos fazer? Nós podemos, mas podemos fazer a Copa do Mundo do Brasil, no Brasil. Não a Copa do Mundo da Ásia ou da Alemanha no Brasil.”

Fórum traz também artigos de Moacir Gadotti, Dennis de Oliveira, Fernando Luiz Lara, Ricardo Musse e mais.



No artigo

x