Pinheirinho – Um ano depois

Documentário mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade desocupada violentamente pela PM em São José dos Campos. Assista na íntegra

519 0

Documentário mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade desocupada violentamente pela PM em São José dos Campos. Assista na íntegra  

Da Redação 

(Arte: Juliana Amoasei Reis)

Foi lançado na última sexta-feira (23), no YouTube, o documentário Pinheirinho – Um ano depois. Com direção de Lucas Lespier, o filme mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, um ano após a violenta reintegração de posse realizada pela PM paulista no dia 22 de janeiro de 2012.

“A ideia principal era que o filme não seria sobre o que ocorreu no Pinheirinho, mas sobre as pessoas que foram desocupadas e ainda sofriam, por tempo indeterminado, a violência da desocupação iniciada na truculenta ação da Polícia Militar de São Paulo à mando do governador do estado”, explica José Rogério Beier, um dos realizadores do documentário, no seu blog Hum Historiador.

O documentário foi custeado de forma colaborativa na internet. Através de uma campanha de crowdfunding, realizada no site Catarse, o projeto arrecadou R$ 10.000.

“Quando o projeto conseguiu atingir sua meta no Catarse, ficamos aliviados. Com o dinheiro foi possível comprar alguns equipamentos para poder fazer melhores entrevistas na realização do filme. Além disso, também seria possível pagar um lanche para a equipe que se deslocasse até São José dos Campos para as filmagens que duravam um dia inteiro”, diz Beier.

Agora disponibilizado na íntegra para livre divulgação, o documentário teve sua primeira projeção realizada em São José dos Campos, no Campão. O local é onde os moradores do Pinheirinho se reuniam e fica no Campo dos Alemães, bairro ao lado de onde era a comunidade que foi desocupada.

Assista na íntegra o documentário Pinheirinho – Um ano depois.



No artigo

x