Anonymous lança vídeo contra Marco Civil

Vídeo vai na contramão da luta da sociedade civil pela aprovação da lei, que garante neutralidade da rede e privacidade do internauta

1216 18

Vídeo vai na contramão da luta da sociedade civil pela aprovação da lei, que garante neutralidade da rede e privacidade do internauta

Por Adriana Delorenzo

Enquanto movimentos da sociedade civil lutam pela aprovação do Marco Civil da Internet, um vídeo divulgado no Youtube pelo canal Anonymous convoca a sociedade contra a aprovação da lei e ainda chama a população para ir às ruas no dia 27 de setembro. “Marco Civil é um atentado à liberdade de expressão. Censura está sendo imposta pelo governo, o chamado Marco Civil da Internet. Acorde e lute contra isso. Mais uma lei que vai tentar censurar os internautas de mostrar as mentiras do sistema”, diz o marcarado no vídeo.

O projeto de lei do Marco Civil ( PL 2126/11) está para ser votado na Câmara dos Deputados e busca garantir que a internet continue funcionando como é hoje, mantendo a neutralidade da rede, que obriga os pacotes de dados a serem tratados de forma isonômica, sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço. O texto final do projeto foi construído com participação da sociedade com consulta e audiências públicas. Para o ciberativista e consultor em mídias digitais João Carlos Caribé, a não aprovação do Marco Civil só interessa aos “grupos de telecomunicação e aos grandes escritórios de advocacia que lucram com os direitos autorais”.

“Está na cara que o Anonymous no Brasil é a direita mascarada, quem conhece o Anonymous internacional sabe que eles têm uma postura mais progressista”, diz Caribé. Para ele, os representantes brasileiros estão desacreditados e ele acha difícil campanhas como essa colarem na rede.

Leia também:
Dilma defende neutralidade na rede em encontro com CGI

Segue abaixo o vídeo contrário ao Marco Civil do Anonymous, e, logo abaixo, mais dois que explicam a importância da aprovação do projeto de lei e da neutralidade da rede.



No artigo

18 comments

  1. Roberto Responder

    Ninguém se pode discordar de uma proposta do atual governo que já se invoca “a direita mascarada” e os “golpistas”…

  2. Roberto Locatelli Responder

    Anonymous, também conhecido como Tucanonymous.

    1. - Hunter - Responder

      Não fale merda. =)

      1. Paulo Responder

        Pior é pensar e acreditar em merda como vc!

      2. Paulo Responder

        Hunter é mais um tucano pago!!

  3. Tomas Paoliello Responder

    Pessoal, vamos com calma. Esse canal que divulgou o tal vídeo tem apenas 4 inscritos. O vídeo tem 125 views… Tá mais que na cara que é um canal fake, sem nenhum alcance. O curioso é como localizaram e escreveram essa reportagem tão rapidamente, fato que está na verdade divulgando o vídeo muito mais…

  4. Rogerio Jacob Responder

    Não passam de covardes.

  5. Kaluan Bernardo Responder

    Esse vídeo não é oficial. O canal onde o vídeo foi postado foi criado semana passada

    Qlqr um pode se passar por anonymous etc

  6. Antonio_ Responder

    Qualquer um cria um perfil chamado Anonymous no you tube, esse por exemplo tem a postagem mais antiga a uma semana atrás.
    Enquanto a população não utilizar a internet para buscar as informações necessárias, com mais de uma fonte – contrárias ou não, muitos serão manipulados.

  7. O Canalha Responder

    Poxa Revista Fórum…
    qualquer um consegue criar uma conta com o nome “Anonymous” no youtube, a conta que lançou esse vídeo tem cerca de uma semana, um único assunto (11 de setembro do maranhão) além desse vídeo sobre o Marco Civil, pessoalmente acho que a causa Anonymous aqui no Brrasil é meio capenga, mas daí a dar valor a qualquer vídeo que apareça com a máscara do Guy Fawkes é infantilidade.
    A revista Fórum foi extremamente ingênua dessa vez. Ninguém precisa mais que um MovieMaker do Windows e um GoogleTranslate pra fazer um vídeo com esses incríveis efeitos especiais. Sério mesmo que a revista não se deu ao trabalho de pesquisar a procedência do vídeo mas fez uma matéria dedicada ao assunto?
    Nenhum outro site mais antigo ou de maior repercussão que atua sob a “causa” Anonymous republicou esse vídeo ou outro com o mesmo teor.
    Isso deveria apenas ser ignorado e não dado “ibope” a ponto de aumentar as visualizações de um vídeo infantil como esse… Só vejam a lista de vídeos dessa conta:
    http://www.youtube.com/…/UCRhYPdun5eCc_byjM1-dKWQ/videos

    1. Julio Cezar Kling Responder

      É esse o problema do Anonymous Qualquer idiota pode botar uma máscara e falar o que quiser

  8. Tomas Paoliello Responder

    Pq vetaram meu comentário?
    “mas esse é um canal fake! Outros canais do anonymous tem mais de 100 mil inscritos, não faz nenhum sentido esse aí (tem apenas 4 inscritos!!!) estar divulgando o vídeo! Além disso ele não foi compartilhado em nenhuma das grandes páginas do anonymous no facebook… O vídeo tem apenas 125 views!!”
    Estamos, com essa reportagem, na verdade, fazendo o serviço de divulgar um canal totalmente fake, com alcance mínimo….

  9. Marcelo Responder

    Este canal é fake, façam a analise.

  10. Luh Responder

    Anonymous não é um grupo e sim uma Ideia… Todos são Anonymous mais enfim a Marco Civil esta dividindo opniões, mais é estranho a Dilma querer que seja logo colocada em votação!

  11. Marko Ajdaric Responder

    Me inspirei para fazer humor (embora as pessoas prefiram ler macacos, ultimamente) http://humoristanota11.blogspot.com.br/2013/09/so-marolina-nao-viuuuu-001.html

  12. WladCrippa Responder

    Impressionante, Revista Fórum, a falta de compromisso e seriedade desta informação… os fatos falam por si: canal criado há uma semana, apenas 4 inscritos, não foi repercutido por nenhum grande canal Anonymous… #vergonhaalheia

    Vocês deveriam, no mínimo, publicar uma retratação sobre essa informação pra lá de capenga.

    Wladimir Crippa
    Partido Pirata do Brasil
    http://www.partidopirata.org

  13. Julio Cezar Kling Responder

    O problema do Anonymous é realmente ser anônimo. Quem pode dizer qual é o verdadeiro ? Só um imbecil é comandado por um cosplay de HQ norte americano

  14. Marco St. Responder

    Erro grosseiro da Fórum.

    Estão dando destaque à um infeliz que usando a “logomarca” anonymous criou um vídeo infantilóide como esse.
    Não é possível que a esquerda seja pautada por um único mané de direita em um vídeo perdido no youtube.

    Aí já é demais….


x