Brasília tem ato pela aprovação do Marco Civil da Internet

Nesta terça (26), movimentos protestam em defesa do relatório de Molon, neutralidade da rede, privacidade do usuário e liberdade de expressão

261 0

Nesta terça (26), movimentos sociais protestam na Câmara dos Deputados em defesa do relatório de Alessandro Molon, que garante neutralidade da rede, além da privacidade do usuário e liberdade de expressão

Da Redação

Acontece nesta terça-feira (26/11), a partir das 14h, o “Ato Pela Aprovação do Marco Civil da Internet”, no Hall da Taquigrafia, Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília. O protesto reunirá diversos movimentos sociais, a Frente Parlamentar de Direitos Humanos da Casa e todos os que são #AmigosdoMarcoCivil da Internet.

A manifestação, segundo os organizadores, quer evitar que “o poderoso lobby das corporações do setor de telecomunicações, as chamadas teles, quebre a neutralidade da rede colocando em risco a liberdade no ciberespaço”.

“Nestes instantes finais da luta contra as corporações, as operadoras de telefonia tentam deturpar os conceitos de neutralidade e de privacidade do usuário, além de questionar a ameaça real da liberdade de expressão na internet”, dizem os organizadores. “Fatos que já ocorrem hoje na rede mundial de computadores, como a retirada de conteúdos sem qualquer aviso ou ordem judicial, por provedores e redes de relacionamento, a pedido de terceiros, instalando uma verdade indústria da censura instantânea. Quem não tem um fato como esse a relatar, que tenha ocorrido consigo mesmo, com amigos ou algum grupo que denunciou um político ou prática ilegal de empresa?”

Desde 28 de outubro, o relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) sobre o projeto de lei 2126/11, que institui o Marco Civil da Internet, tranca a pauta da Câmara dos Deputados. Os movimentos defendem o texto de Molon, que garante o princípios básico da neutralidade da rede, além da privacidade do usuário e liberdade de expressão.

A neutralidade é o princípio que vem norteando e garantindo o mesmo tratamento a todo e qualquer conteúdo e serviço na internet, independente de ser um blog pessoasl ou um jornal da grande mídia, o site de uma empresa ou a página de um sindicato.



No artigo

x