Datafolha: em cenário mais provável, Dilma venceria no 1º turno

Em relação ao último levantamento, presidenta ampliou sua vantagem sobre os adversários somados, que era de 6% no mês passado e agora chega a 17%

259 0

Em relação ao último levantamento, presidenta ampliou sua vantagem sobre os adversários somados, que era de 6% no mês passado e agora chega a 17%

Por Redação

O Instituto Datafolha divulgou hoje pesquisa na qual vislumbra nove cenários diferentes para as eleições de 2014. Tanto Dilma quanto Lula lideram em todas as hipóteses testadas e, no quadro tido como o mais provável, a presidenta tem 47%, contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em relação ao último levantamento, realizado em outubro, ela aumentou sua vantagem sobre os adversários somados, que era de 6% no mês passado e agora chega a 17%.

Dilma venceria no primeiro turno mesmo com a inclusão do nome de Joaquim Barbosa no cenário mais provável (Antonio Cruz/ABr)

Com a inclusão do nome do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, em um dos cenários, o ministro aparece com 15%, empatado em segundo lugar com Aécio Neves, que tem 14%. Mesmo assim, Dilma venceria no primeiro turno, com 44%, e Eduardo Campos ficaria com 9%.

O panorama em que Dilma teria mais dificuldades seria naquele em que tem como rivais Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB). A presidenta teria 41% contra 24% de Marina e 19% de José Serra, situação de empate técnico entre ela e os outros somados, 41% a 43%.

Caso o candidato petista fosse o ex-presidente Lula, ele venceria a disputa no primeiro turno nos quatro cenários nos quais consta seu nome, com porcentagens que variam entre 52% e 56%.

A pesquisa do Datafolha contou com 4.557 pessoas entrevistadas em 194 municípios na quinta (28) e na sexta-feira (29). A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



No artigo

x