Homicídio é a principal causa de morte entre jovens, aponta Mapa da Violência 2013

De acordo com os números divulgados, os jovens negros dos sexo masculino, moradores da periferia, são os mais atingidos

635 0

De acordo com os números divulgados, os jovens negros dos sexo masculino, moradores da periferia, são os mais atingidos

Por Redação

Organizado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz em um trabalho conjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil aponta o homicídio como a principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no Brasil.

De acordo com os números divulgados, os jovens negros dos sexo masculino, moradores da periferia, são os mais atingidos. Dados do SIM/Datasus do Ministério da Saúde revela que 52.198 mortos por homicídios em 2011 no Brasil eram jovens (52,63%), dos quais 71,44% negros (pretos e pardos) e 93,03% do sexo masculino.

Em função dos resultados do levantamento, a questão do homicídio entre jovens foi classificada como uma questão de saúde pública nacional. O governo federal lançou o programa Juventude Viva, que busca ampliar direitos e prevenir a violência que ceifa vidas jovens. O programa está sendo implementado de forma progressiva nos estados e municípios onde foram detectados os índices de violência contra os jovens mais alarmantes.

Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Leia também: A violência que tem idade e cor



No artigo

x