Livro resgata 30 anos de liderança do PT na Câmara dos Deputados

A partir da leitura das biografias dos líderes do partido é possível construir uma cronologia de seu crescimento e de sua ascensão ao poder central

372 0
Pela trajetória das lideranças é possível ver o caminho percorrido pelo PT ao Planalto (José Cruz/ABr)

A partir da leitura das biografias dos líderes do partido é possível construir uma cronologia de seu crescimento e de sua ascensão ao poder central

Por Redação

Fazer um resgate dos 30 anos de liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Essa é a ideia do livro Líderes do PT na Câmara: Trajetórias e Lutas, de Athos Pereira, cuja obra acompanha a ascensão do partido e a sua chegada ao Palácio do Planalto.

A partir da leitura das biografias dos líderes do PT é possível construir uma cronologia de seu crescimento e de sua ascensão ao poder central com a figura do ex-presidente Lula, que também foi líder quando deputado federal (1987-1988).

Athos Pereira conta que a ideia partiu do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “O Paulo estava em fim de mandato e teve a ideia de fazer um mural com todos os líderes do PT na Câmara, pra fazer um resgate”, conta Pereira. Posteriormente à realização do mural, nasceu a ideia de transformar de transformá-lo em um livro com textos mais aprofundados.

“Líderes” conta a história, por exemplo, da primeira líder do PT na Câmara, Irma Passoni (PT-SC/ 1986-1987), que chegou a ser ordenada freira mas largou o hábito nos anos 60 e aderiu à luta política. Outras figuras históricas também têm sua trajetória relatada na obra como José Genoino, Marcelo Deda, Plinio Arruda Sampaio e Jaques Wagner.

A obra pode ser lida na íntegra aqui.



No artigo

x