Mato Grosso, campeão em agrotóxicos

Estado é quem mais consome agrotóxicos e fertilizantes no Brasil. E quem sofre com isso é a população, cuja lavoura e a saúde ficam prejudicadas

346 0
Região ostenta o primeiro lugar no ranking de produtores de algodão (50% do total produzido no país vêm de lá), soja e milho (Reprodução)

Estado é quem mais consome agrotóxicos e fertilizantes no Brasil. E quem sofre com isso é a população, cuja lavoura e a saúde ficam prejudicadas

Por Canal Ibase

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos e fertilizantes do mundo. E o estado campeão desse consumo é o Mato Grosso. A região ostenta o primeiro lugar no ranking de produtores de algodão (50% do total produzido no país vêm de lá), soja e milho. Mas quem sofre com isso é a população, cuja lavoura e principalmente a saúde fica prejudicada, como mostra o vídeo abaixo.

É o que afirma a diretora de uma escola pública no estado, Cleusa de Marco:

– Fizemos pesquisas com alunos e professores e descobrimos nascentes contaminadas, poços artesianos. O objetivo é conscientizar, porque esses produtos continuam sendo utilizados em larga escala, sem controle.

O sindicalista Nilfo Wandscheer, também entrevistado no vídeo, ressalta que boa parte dessa produção sequer fica no Brasil.

Recentemente, – Quase tudo que é produzido aqui é exportado. E o que sobra? Os insumos químicos que foram jogados.

Outro depoimento é de uma agricultora. Ela conta que recentemente os produtores se juntaram, pois perceberam que tudo que se plantava ficava amarelado e frágil.

– Descobrimos que isso ocorreu porque um avião passou e largou veneno. Parecia que estava secando tudo.

 



No artigo

x