Documentário mostra imagens do primeiro “rolezinho”, há 13 anos

Em agosto de 2000, moradores de rua e de favelas cariocas ocuparam shopping na zona sul do Rio de Janeiro

2704 2

Em agosto de 2000, moradores de rua e de favelas cariocas ocuparam shopping na zona sul do Rio de Janeiro

Por Igor Carvalho

Manifestantes visitam loja do shopping (Foto: Reprodução/Youtube)

O documentário “Hiato:”, de 2008, registra o que pode ser considerado o primeiro “rolezinho”. Em 2000, um grupo de sem teto e moradores de favelas cariocas entrou em um shopping da zona sul do Rio de Janeiro.

“Quando chegamos no shopping, a polícia já estava de cassetete na mão e o pessoal [lojistas] já estavam fechando as portas”, afirmou Elizabeth da Silva, uma das manifestantes, no filme. “Começaram a chamar a polícia, a gente parecia bandido”, disse Claudionor Magalhães. “Tinha muito bandido”, completou ironicamente, explicando que, naquele dia, eram moradores de rua e de favelas que “estavam visitando o shopping”.

Nas imagens, é possível ver os manifestantes andando pelas lojas, consultando os preços e procurando por vendedores. A professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ, Ivana Bentes, lembra que a polícia foi chamada porque estavam ali pessoas de “outro grupo social” que atravessaram uma “parede invisível” que separava os dois mundos, até então distantes.

Confira o documentário: 



No artigo

2 comments

  1. Anderson Magoo Responder

    Título completamente errôneo.
    Há 13 anos, pessoas pobres foram ao shopping para expor suas fragilidades e chamar atenção para a desigualdade social. O que esses jovens atuais então querendo? Muitos frequentam os locais há muito tempo, usam roupas e tênis de grife e costumam ir ao Mac Donald’s. Que bandeira estão empunhando?
    Chamar a manifestação de outrora de “rolezinho” em comparação ao movimento atual é uma ofensa aos que no passado lutaram por melhores condições de sobrevivência.

  2. Wilson Rabelo Responder

    Concordo plenamente Anderson eu estava participando daquela manifestação, reivindicamos moradia entre outras coisas de interesse da comunidade muitos dos participantes moravam em acampamentos coberto com plastico preto !!!


x