Conexões Globais reúne ativistas, comunicadores e artistas em Porto Alegre

Evento de cultura digital conta com show da banda Apanhador Só, além de oficinas, debates e outras atrações artísticas Por Isadora Otoni Nos dias 24 e...

926 0

Evento de cultura digital conta com show da banda Apanhador Só, além de oficinas, debates e outras atrações artísticas

Por Isadora Otoni

Nos dias 24 e 25 será realizada a terceira edição do Conexões Globais na Casa de Cultura Mario Quintana Porto Alegre. O evento, que reuniu mais de 8 mil pessoas em 2013, promove o encontro de ativistas, comunicadores, artistas, gestores públicos e pessoas interessadas em discutir cultura digital. Neste ano, os debates serão divididos em seis temas, os chamados “Diálogos Globais”. Além disso, o espaço também contará com oficinas, teatro e apresentações musicais.

O Marco Civil, as Jornadas de Junho, as revoltas internacionais, o espaço público e a cultura colaborativa de rede serão alguns dos temas abordados nos diálogos. O evento também procura capacitar os atores da cultura digital com oficinas de produção de conteúdo, edição, mídias sociais, jornalismo online e até grafite. O Conexões Globais também traz uma proposta lúdica às oficinas: em uma delas, a tecnologia será conciliada com o artesanal.

Durante o Conexões Globais, um Encontrão Hacker começará em um salão às 10h do dia 24 (Facebook Conexões Globais)

Para as oficinas e debates, o encontro contará com participantes envolvidos com a cultura digital. André Deak, Bernardo Gutiérrez, Bruno Torturra, Ivana Bentes, Pablo Capilé, Sérgio Amadeu e Tarso Genro são alguns nomes que estarão presentes. A programação musical conta com Apanhador Só, Dziw Jazz Trio, Nitro Di, Laura Finocchiaro, Farabute, Babilak Bah e Wander Wildner. Outras atrações artísticas serão feitas por Dani Umpi, Novo Circo Cia Dança e Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela.

Durante o Conexões Globais, um Encontrão Hacker começará em um salão às 10h do dia 24 e só terminará às 18h do dia 25. Serão mais de 24 horas de programação, com uma CryptoParty, com dicas de como proteger a privacidade do seu computador, e uma Maratona Hacker, que pretende reforçar a circulação livre de informações. Programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares vão participar do Encontrão.

Quem tiver alguma ideia interessante a ser passada, ou possuir um grupo que deseja trocar conhecimentos, também terá seu espaço no Conexões Globais. O Hub de Ideias será um ambiente autogestionado, com inscrições livres para serem feitas durante o evento.



No artigo

x