Beijo gay na Globo. Agora vai?

O portal R7 divulgou que cenas de beijo entre personagens gays de Amor à Vida vão ao ar, mas o especialista em cultura Eduardo Peret ainda tem dúvidas

459 0

O portal R7 divulgou que cenas de beijo entre personagens gays de Amor à Vida vão ao ar, mas o especialista em cultura Eduardo Peret ainda tem dúvidas

Por Isadora Otoni

Personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso gravaram cenas de beijo (Ellen Soares / divulgação TV Globo)

O blog Mundo da TV do portal R7 divulgou nesta sexta-feira (31) que cenas de beijo entre os personagens gays Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) foram gravadas e poderão ir ao ar na novela Amor à Vida, da Globo. Nas redes sociais, diversas campanhas foram lançadas pedindo o beijo gay na emissora. O deputado Jean Wyllys (PSOL) divulgou um texto pela campanha #BeijaFelix, porque, para ele, a cena daria visibilidade à causa LGBT e quebraria preconceitos.

O jornalista e especialista em cultura Eduardo Peret ainda têm dúvidas sobre a possibilidade de a cena ir ao ar. Ele ressalta que a mobilização foi bem favorável em relação ao beijo, mas a Globo ainda pode mudar de ideia. “É importante salientar que a Globo já usou estratégia semelhante para elevar a audiência do último capítulo de novela, no caso em ‘América’. Os próprios atores e Gloria Perez afirmaram que a cena tinha sido gravada, mas ela foi obviamente cortada”, declarou ele.

Entretanto, Peret afirma que a proposta ainda não encontrou resistência. “O fato é que os telespectadores estão divididos em dois grandes grupos: os que querem o beijo gay e os que não ligam se ele acontecer. O outro grupo, que se coloca totalmente contra, não tem se manifestado com força ultimamente”, observou. Devido a isso, ele acredita que seria incoerente se a cena não for exibida. “Seria muito triste ver os personagens terem chegado até aqui, com vários elementos positivos indicando que o público levará a cena sem problemas, e não acontecer. Isso já aconteceu antes, mas havia outras coisas em jogo, campanhas de igrejas e até ordens executivas da Direção da Globo indo contra a exibição”.

O beijo representaria uma abertura do público e da emissora, segundo Eduardo. “Por vários anos, a Globo tem alegado que não apresenta beijo gay na telenovela porque poderia chocar o público telespectador, especialmente no interior do Brasil. No momento em que a emissora admite passar uma cena de beijo gay, está também assumindo que a população poderá vê-la sem problemas”, analisa.

Ele ainda afirma que a TV está de olho nos índices de audiência, nos sites de crítica e nas redes sociais, e por isso as tramas das novelas têm muitas reviravoltas. “Antigamente, era mais na base do ‘grupo focal com donas de casa de 29-59 anos’, que quase sempre tinha respostas conservadoras demais”, destacou o jornalista.



No artigo

x