PT vai processar Gilmar Mendes se ele não se retratar

Após insinuação de que dinheiro doado a Delúbio e Genoino pudesse ser fruto de lavagem de dinheiro, partido decidiu interpelar o ministro do STF

363 1

Após insinuação de que dinheiro doado a Delúbio e Genoino pudesse ser fruto de lavagem de dinheiro, partido decidiu interpelar o ministro do STF

Por Redação

Foto: Ministro terá que explicar acusações feita sobre doação a Genoino e Delúbio

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, quer esclarecimentos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a respeito de suas declarações sobre possíveis irregularidades das arrecadações para ajudar José Genoino e Delúbio Soares a pagarem a multa do STF.

Essa dinheirama, será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar”, questionou Mendes antes do início da sessão do Supremo nesta terça (4).

O vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, declarou à Fórum que se Gilmar Mendes não se retratar, o partido vai processá-lo. “Vamos fazer uma interpelação para que ele explique o conteúdo das denúncias infundadas que fez. Se ele vier a se se retratar, ele tem fé pública porque é um ministro. Caso contrário, vamos processá-lo”, declarou Cantalice.

Cantalice também afirmou que as insinuações de Mendes provocaram revolta entre a militância e os que ajudaram Genoíno e Delúbio. “Essas acusações causaram uma profunda indignação na militância do partido, tanto entre os que contribuíram quanto entre aqueles que, por motivos financeiros, não conseguiram fazê-lo. E a militância quer que o PT haja de forma dura neste caso, que a gente responda à altura esses ataques”, frisou.

A interpelação é permitida com base no artigo 144 do Código Penal, que afirma que pessoas ou entidades que se sentirem lesadas ou vítimas de “crimes contra a honra” podem pedir explicações em juízo a um ministro do STF.



No artigo

1 comment

  1. Carlos Vinícius Responder

    A sra pode ser processada, também, sua crustácea.


x