Como se constrói uma encenação de protestos na Venezuela

Muitas das imagens exibidas nas redes sociais são repetidas de outros episódios não relacionados com os protestos no país. Confira algumas das fraudes

4616 42

Muitas das imagens exibidas nas redes sociais são repetidas de outros episódios não relacionados com os protestos no país. Confira algumas das fraudes

Por Dawgs Blog, Global Research, original em Constructing the Deception of the Anti-Government “Protests” in Venezuela: A Photo Gallery. Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu e publicado em redecastorphoto

A política polarizada da Venezuela está outra vez nos veículos da imprensa-empresa, com manifestações pró (primeira foto abaixo) e antigoverno, com, até agora, quatro mortos: um apoiador do governo; um manifestante da oposição; um policial; e um morto cuja origem não está determinada.

Manifestação pró-Maduro em Caracas

 

Mas a imprensa está noticiando como se TUDO fosse “prova” da repressão por forças do governo.

Praticamente TODAS as imagens que estão sendo exibidas são imagens repetidas, de outros “eventos”. A atual “crise” está sendo integralmente inventada pelo “jornalismo”.

Não há quem não lembre as manifestações/contramanifestações no Palácio Miraflores em 2002, no início do golpe, que teve vida curta, contra Hugo Chávez.

Houve 19 mortos, naquele dia. Sete deles estavam na manifestação pró-Chávez; sete na manifestação anti-Chávez; e cinco eram passantes. Houve também no total 69 feridos, naquele dia. 38 na manifestação pró-Chávez, 17 na manifestação da oposição, e 14 eram repórteres ou passantes.

TODOS esses mortos e feridos foram apresentados como vítimas de Chávez – pela oposição e por quase a totalidade dos veículos da imprensa-empresa internacional. Como se Chávez tivesse ordenado aos militares e a militantes pró-Chavez que atirassem contra os comícios da oposição. Como se vê acontecer novamente hoje, a única coisa que se prova é que, então, o lado do governo é campeão de errar o alvo.

No que tenha a ver com a Venezuela, a imprensa-empresa internacional sequer se dá ao trabalho de fingir alguma “objetividade”.

A Venezuela é ameaça direta e declarada contra a ordem hegemônica, caracterizada hoje por estados latino-americanos domesticados, ditaduras emergentes apoiadas pelos EUA os quais, todos, aceitam como bons meninos e boas meninas as políticas econômicas neoliberais.

Com petróleo suficiente para poder dizer “não” a tudo isso, a Venezuela criou sua própria parceria contra-hegemônica, a ALBA-TCP. E domesticamente, enquanto só se ouve falar de racionamento de papel higiênico e inflação, estão acontecendo avanços substanciais em várias frentes, já há vários anos – a pobreza continua a diminuir, há avanços notáveis na educação, na redução da mortalidade infantil, e veem-se passos rápidos na direção da igualdade de gênero, saúde materna e infantil, e proteção ao meio ambiente.

Ninguém lerá palavra sobre isso, na imprensa-empresa estrangeira que opera na Venezuela.

Só se ouve falar e lê-se sobre os sofrimentos da oposição. Imagens horríveis são diariamente repetidas em centenas de veículos, pelo Twitter, não raras vezes repetidas também em veículos considerados mais “sérios”, como a CNN (só rindo [Nrc]).

Aqui se veem alguns policiais brutais, com belos chapéus e colarinho de pele, provavelmente para se proteger do frio de 30ºC de Caracas.

E policiais búlgaros (provavelmente em visita a Caracas).

E uma baixa:

Mas a vítima é um manifestante chavista. E a foto foi feita ano passado.

Aqui, a foto republicada, tirada, de fato, na Argentina:

 

 

E aqui uma foto feita no Chile:

 

 

Aqui, um coitado, realmente muito azarado; foi atingido por tiros em abril e novamente, ferimento idêntico, no mesmo lugar, nos “atuais protestos”:

 

 

Essa é um ícone! Mas a CNN teve de admitir que a foto foi feita, na verdade, em Cingapura:

 

Essa foto foi feita na Grécia:

 

 

Aqui, os “jornalistas” anti-Chávez roubaram, desavergonhadamente, um jornal egípcio. Essa foto correu mundo durante a Primavera Árabe:

 

 

Aqui, imagem de partir o coração, de bebês em cestas de lavanderia, com a manchete “Que revolução é essa?” A foto foi tirada em Honduras:

 

 

Aqui, uma das minhas preferidas: uma procissão religiosa, “noticiada” como protesto anti-governo na Venezuela:

 

 

As mídias sociais, que viralizam e denunciam essa loucura, e às vezes até seduzem grandes veículos da grande imprensa-empresa, como a CNN, são também os meios pelos quais os farsantes são rapidamente desmascarados.

Os leitores considerem-se convidados a indicar mais links que comprovem a grande farsa que “a mídia” está construindo, para um país que a mesma “mídia” está inventando e que só tem em comum com o país que existe, o nome: também se chama “Venezuela”. Mas não é a Venezuela real.



No artigo

42 comments

  1. Сarlos Augusto Responder

    Que legal hein ! descobriram algumas fotos que são enganosas. A pergunta que fica é: e as fotos reais ?

    PS: adorei as propagandas da Prefeitura de São Paulo no site, mandem um beijo pro Haddad !

  2. Philipe Responder

    Vc deve estar maluco, gostaria de saber em que mundo vocë vive….Eu tenho vários amigos Venezuelanos que me contam o que está passando lá….não é pq algumas noticias foram mal veiculadas que o resto é mentira. A venezuela vive uma ditadura há anos e o governo está oprimindo duramente todos aqueles que se opõem ao Governo. A vida na Venezuela é um inferno o pais vive numa pobreza terrivel mesmo sendo grande produtor de petróleo. Agora se voce prefere acreditar que a midia mundial está querendo prejudicar o governo e que tudo isso é mentira…. Eusó posso lamentaar

    1. Jafa72 Responder

      Cara. Nao é manipulacão da mídia? Pior cego é o Que não qqer ver.

      1. Will Sununga Responder

        Tenho amigos Venezuelanos, estão morrendo inocentes…

    2. Gustavo Teles Responder

      Eu trabalho na Venezuela e afirmo que não existe processo eleitoral mais democrático que o da Venezuela. A ditadura só é formentada em setores golpistas da oposição, que veem a implantação de ditaduras por meio de golpes de estado e intervenção militar, como única alternativa para chegar ao poder, assim como foram os golpes em meados do século passado. A Venezuela erradicou a fome, a miséria, o analfabetismo, reduziu drasticamente a desigualdade social, através da valorização dos salários, e de reformas sociais, políticas, econômicas, tributárias, agrárias e da mídia muito mais intensas que em outros países como o Brasil, a Venezuela investiu e investe em obras de infraestrutura, logística e mobilidade urbana, tanto é que trabalho lá numa dessas obras pesadas de grande porte, a Venezuela investiu e investe na indústria de petróleo e energia. Estamos em pleno século XXI, na era do petróleo, e ainda há pessoas que acreditam na manipulação criada pela mídia lacaia de que todos os países produtores de petróleo que não se subjugam e não se alinham aos interesses e políticas econômicas estadosunidenses são supostamente ditaduras.

  3. Tiago Celestino Responder

    Daqui a pouco teremos algo bem parecido aqui no Brasil.

  4. Juan Vazquez Responder

    Meu Deus do céu! Querem alienar ainda mais as pessoas, digam viu! Chega deu vergonha de ler uma matéria tão tendenciosa e mentirosa como essa! Vamos ter cara de pau, mas com moderação ;)

  5. Rock For Fun Responder

    Mas que cara de pau, você não tem vergonha na cara não?
    Para esta meia dúzia de fotos de desinformação, muitas vezes plantadas pela própria esquerda, existe mais de uma centena de vídeos e imagens reais mostrando a imensa mobilização do povo venezuelano contra o governo Maduro. Você se colocam contra o povo da Venezuela apoiando um regime ditatorial e anti-democrático, que vergonha.

  6. Alexandre Santos Responder

    Não tragam aqui fotos comparativas… Tragam as reportagens, os links, pois eu estou assistindo a um canal direto de la e a coisa tá feia mesmo viu? Passou da hora de parar de encobrir essas coisas…

    https://www.facebook.com/somosmasdel46venezuela/photos/a.599240133484272.1073741855.379433828798238/599251763483109/?type=1&theater

    E isso é mentira?

    1. Hélio Responder

      Alexandre, o que está acontecendo muito é que esquerdistas brasileiros estão criando fotos ou matérias fake como se fosse feita por pessoas de direita e divulgando, quando o fato falso fica famoso eles aparecem desmentindo com a apresentação da verdadeira que eles é claro já tinham, pois foram eles mesmos que montaram tudo… …temos que ficar mais espertos com o que anda sendo divulgado na internet…. …NTN24 está transmitindo tudo online e em tempo real, quero ver dizerem que é fake tambem…

  7. J Ricardo Miranda Responder

    Existem reais manipulações. Completamente desprezíveis e desnecessárias face aos absurdos que realmente ocorrem. Mas, não é uma maravilha como querem nos fazer acreditar, os “apoiadores” deste socialismo infantil e que dá muito pouco há poucos.
    Tem gente passando fome lá.
    Fazem suas higienes íntimas com jornais.
    Em alguns bairros sem luz por dias.
    Sempre será, onde há fumaça, há fogo.

    1. Jones Responder

      q comentário bosta, sempre os mesmos clichês, eles deviam cagar na sua boca

    2. Gustavo Teles Responder

      Existe muitos problemas em todos lugares do mundo, mas já repararam que os protestos só são financiados e o ódio, o rancor e a intolerância só são formentados pela mídia lacaia nos países democráticos e grandes produtores de petróleo que não se alinham aos interesses e políticas econômicas dos EUA ?

  8. Gustavo Responder

    “Imprensa-empresa”, foi a melhor definição que vi até agora sobre essa mídia ordinária que desinforma a população do mundo todo!

  9. Julio Nanuque Jckillerbh Responder

    Essa minha amiga esta em caracas e posta videos a todo momento…
    http://www.youtube.com/watch?v=xUUV1kZ2L0I

  10. Jaciel Barros Responder

    Uma técnica de contra-inteligência, é fazer provas falsas contra si mesmo com a finalidade de desqualificar todas as outras provas contra si.

    Vamos crescer, gente, o negócio é sério!

  11. Phil Responder

    Ok, mas todas os posts atribuindo as fotos à Venezuela são de twitters, não da imprensa

  12. @marcelows Responder

    Igualzinho fazem os palestinos (vejam Pallywood) mas neste caso o mundo inteiro compra

  13. Ricardo Padilha Responder

    Acho que as fotos que estão nesse site são bem verdadeiras.

    http://liberzone.com.br/venezuela-juventude-libertaria/

  14. XV Responder

    Que ridícula esta matéria, tenho conhecidos na Venezuela e a situação lá está feia.

  15. Rodrigo Miguel Responder

    Puxa vida, estou de cara com essa manipulação. Por favor, me explica como fizeram essa! É coisa de profissional né? http://www.youtube.com/watch?v=AFnyfmQ4Ep8

  16. ANA Responder

    SEM DUVIDA NENHUMA QUEM ESCREVEU ESTA MATÉRIA ESTÁ MUITO MAL INFORMADO. ANTES DE ESCREVER TANTA BOBAGEM TENTE SE INFORMAR, MAS INFORME-SE ATRAVÉS DE MEIOS IDÔNEOS. É MUITO PROVÁVEL QUE NEM SAIBA ONDE FICA A VENEZUELA. NO MEIO DE TODO ESTE TUMULTO QUE ESTAMOS VIVENDO OS VENEZUELANOS, ESTA É A REPORTAGEM MAIS ABSURDA QUE VI ATÉ AGORA, MAS NEM AS VINDAS DOS CHAVISTAS/MADURISTAS SÃO TAO RIDICULAS.

  17. Pilar Echeverría Responder

    Patético. Vocês conseguem ser quase tão ridículos quanto Veja. Criticam aquela revista vendida, mas, no final, fazem uso dos mesmos instrumentos.
    Então quer dizer que, depois de ler este artigo, devo chegar à conclusão de que não passa nada na Venezuela? Que todas aquelas pessoas nas ruas foram compradas pelos EUA? Que elas não têm direito de se manifestarem porque não compartilham dos “preceitos bolivarianos”. Não sejam patéticos.
    Por favor, não se comportem como Veja: não subestimem minha inteligência.

  18. Mirko Hadal Responder

    Voce acredita em papai noel né?
    Não há situação e não há oposição, mas sim dois bandos de ladrões manipulando as mentes, os fatos e as leis, buscando dominar a roubalheira que a republica brasileira sempre foi. Tudo com o unico interesse de estar no poder e roubar cada vez mais de mim, de voce, e de todos. Assim, melhor seria restaurar a monarquia, pois pelo menos um monarca não precisa roubar (essa é a unica alternativa que sobrou pra dar jeito nesse país, e não conheço nenhuma outra).
    Quanto as mentiras publicadas, elas não anulam a verdade dos fatos.

  19. Abraão Camilo Responder

    Pelo visto estas manipulações aqui devem ser profissionais então:

    https://www.facebook.com/photo.php?v=280243502139173

    https://www.facebook.com/photo.php?v=290479771103802

  20. Rafael Esteban Garcete Responder

    começou a guerra pra tentar passar como falsa TODAS as noticias dos protestos da Venezuela

  21. Osvaldo Aires Bade Responder

    Com se finge morrer?

    .

  22. Marcos Silva Responder

    Os seis mortos devem ter cometido suicídio. Vai plantar batata, pelegada.

  23. Marcos Silva Responder

    E já está ficando feio, as pessoas não caem mais nessas lorotas. Daí a necessidade desse governo canalha de regulamentar o uso do Exército contra a população civil. Vão pra puta que pariu, seus cafajestes.

  24. Rodrigo Pinheiro Das Graças Responder

    Qualquer um posta qualquer coisa nas redes sociais; Facebook e Twitter não são feitos para ser fontes fiáveis. Qual é a novidade? Se querem criticar a “imprensa-empresa”, apresentem falhas da “imprensa-empresa”. Pode faltar objetividade a imprensa em geral, mas muito mais falta aos autores.

    Agora, daí a negar que a situação na Venezuela é tensa já é outra coisa. É simples mentira. Eu chamaria vocês apenas de parciais por mostrarem o lado do apoio ao governo de Maduro — o que é legítimo, ninguém é obrigado a ser imparcial em tudo —, mas dizer que os protestos são encenação é desonestidade; e o nome correto para vocês é “mentirosos”.

  25. Hélio Augusto Faria Responder

    Algumas questões devemos levantar antes de mais nada:
    1º Quem é a oposição que esta por traz das manifestações?
    2º Qual interesse dela?
    3º Nunca confundam chavismo com socialismo, é mesma coisa que associar stalinismo ao comunismo.
    4º Porque as grandes empresas boicotam o mercado venezuelano?
    5º Qual real interesse norte americano em financiar a oposição venezuelana nas ruas?
    6º Uma afirmação, os motivos dos brasileiros estarem nas ruas é totalmente social e não político como na Venezuela.
    7º Não importa qual seja o governo da situação, o grande problema é a inexistência de democracia.
    8º A inexistência da democracia é de ambos os lados, tanto da oposição quanto a situação. Os manifestantes não querem dialogar, querem derrubar o governo, por isso não existe diálogo.
    9º Existe muita manipulação, tanto que recebi imagens de uma modelo que estão noticiando que foi morta ao ser baleada durante as manifestações.
    10º Qual interesse da CNN em noticiar a situação da Venezuela com imagens falsas?
    11º Qual interesse do governo colombiano, atual colônia yankee na America latina.?

    Enfim, são muitas questões a serem debatidas e não podemos acreditar no que a imprensa anda veiculando. Existe muitas coisas erradas na Venezuela, não existe democracia por la, também temos que discutir o real interesse dessa oposição política na Venezuela. Não adianta derrubar um governo e iludir o povo com outro governo, basta lembrar do Collor, adiantou alguma coisa após o impeachment dele?
    O que devemos lutar é por reais reformas políticas, por uma democracia direta e verdadeira, onde o povo possa ser participativo em todas as decisões. O socialismo são os operários e trabalhadores no poder democrático “conhecido e divulgado como ditadura proletária” mais é uma democracia onde a classe operária decide o que é melhor para nós. Por isso nunca confundam, fidelismo, maoismo, stalinismo, chavismo como o socialismo leninista.

    1. Gustavo Teles Responder

      A Venezuela tem o maior processo eleitoral democrático do mundo.

  26. justine Responder

    hahahaha siiiiiiiimm

  27. Wagner Medeiros Responder

    O Genio, Lenin nem teve a chance de governor, quanto mais de encobrir cagadas. Va ler um bom livro e pare de dizer bobagem.

  28. GiovannaVzla Responder

    Sou brasileira, moro na Venezuela… sou testemunha de tudo o que esta acontecendo aqui, e que algum bobo tenha carregado nas redes sociais, algumas fotos que nao correspondem, nao minimiza o que estamos passando… a pessoa que fez essa reportagem deve ter sido paga por alguem para escrever tanta merda… OU sera que quer defender o PT a qualquer custo? Vejam o discurso do Senador Alvaro Dias falando sobre o povo venezuelano e o quanto esta custando nos bolsos dos brasileiros, o apoio do PT ao governo venezuelano e a grande mentira que eh o socialismo http://www.youtube.com/watch?v=HCdzS4dQ_0o#

  29. Thiago Mello Responder

    Os pseudo blogs petistas estão trabalhando a pleno vapor tentando descredibilizar o protesto deles e classifica-lo como golpe. Porém, existem mídias que estão transmitindo ao vivo pela net direto dos protestos bem como tem vídeos postados em diversas páginas deles!

  30. cesarstupp Responder

    Amigo Marcos, a imprensa nos manipula o tempo todo, eles tem imagens e vídeos de anos atrás, coisas que já esquecemos e deixamos no passados, nesse caso fica fácil editar, sobrepor e soltar na TV e jornais como sendo cenas atuais, por esse motivo, muito pouco me baseio na mídia, procuro sempre as independentes, e, me atualizo vendo várias fontes sobre o mesmo assunto, do contrário o cara vira um joguete e enchem nossa cabeça com qualquer baboseira que queiram.
    Abraço!

  31. Luis Fernando Scherholz Responder

    EUA x Russia , Koreia do Norte x Koreia do Sul , ta suficiente ?

  32. Edivaldo Alcantara Responder

    kkk só faltou culpar os iluminatis e o Batman para a teoria da conspiração ficar completa, O delírio do comunismo brasileiro realmente é hilario em um pais que os empresários realmente fazem o que querem, e ondo o poder econômico fala mais alto que qualquer poder. O que eu acho mais interessante no Brasil é que a suposta esquerda (PT que de esquerda não tem nada são apenas um bando de traidores dos trabalhadores) parava mensalão para os partidos de suposta DIREITA que receberam as mesadas, mas ninguém investiga quem recebeu… Quem se diz de direita no brasil sempre grita a mesma coisa, sempre esquece as mesmas coisas, Não vamos nem entrar no mérito do PSDB aqui em São Paulo, que finge que trata muito bem os policiais, mas na verdade arrisca a vida desses homens “muitas vezes herois” e os joga contra a população, destruiu a malha ferroviária do estado, a educação, destruiu a industria paulista, desmoralizou os professores com salários de fome, se envolveu em escândalos bem maiores que o mensalão e ainda se acha no direito de falar mal do governo federal. Mas todo o mal do brasil é culpa do PT (eu digo é do PT também)

  33. miguelpeixe Responder

    Pergunta pro seu querido Leopoldo porque tá faltando comida na prateleira.

  34. Miguelito Responder

    … E que o Guitarrista da banda EXCOMUNGADOS não tome tento pois fica batendo no peito orgulhoso nos shows por ter queimado o carro da TV RECORD e subido status no BLACK BLOC. E que o VOCALISTA dessa banda PEKINEZ GARCIA tome tento e pare de organizar quebra quebra… queremos a prisão de incendiários…(obs: esses são os mesmos que estavam presentes na morte do punk JOHNI RAONI GALANCIAK/vide google)


x