Jean Wyllys protocola projeto que pede a regulamentação da maconha

Para deputado, "guerra às drogas" é um fracasso que apenas criminaliza jovens da periferia. “Parlamento brasileiro precisa reconhecer que a política de ‘guerra às drogas’ é um fracasso e só produz violência, morte e a criminalização da pobreza”, acredita

1079 4

Para deputado, “guerra às drogas” é um fracasso que apenas criminaliza jovens da periferia. “Parlamento brasileiro precisa reconhecer que a política de ‘guerra às drogas’ é um fracasso e só produz violência, morte e a criminalização da pobreza”, acredita

Por Redação

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) protocolou na tarde hoje (19) o projeto de lei 7270/2014 que visa regulamentar o plantio, o uso recreativo e a comercialização da maconha em todo o território brasileiro. Wyllys afirma que o “parlamento brasileiro precisa reconhecer que a política de ‘guerra às drogas’ é um fracasso e só produz violência, morte e a criminalização da pobreza”.

Na defesa de seu projeto, Wyllys questiona a “legislação que proíbe a maconha e as outras drogas de um lado e, por outro lado, todo um sistema de produção e comercialização que funciona, sem qualquer impedimento, no mundo real”. O parlamentar também argumentou que quase sempre quem morre na mão da polícia ou de uma facção rival são “os pobres, favelados e na maioria dos casos, jovens negros” e que, logo depois que morrem, são substituídos e o comércio ilegal continua.

Jean Wyllys também declarou que é necessário haver um controle sobre a qualidade da substância comercializada. “Ninguém sabe a composição da droga que é vendida, sua qualidade não passa por qualquer tipo de fiscalização nem precisa se adequar a nenhuma norma, o consumidor não recebe qualquer tipo de informação relevante para a sua saúde e segurança, diversos processos de industrialização (como o prensado de maconha para fumo com amônia, altamente tóxica) são realizados sem qualquer fiscalização. Não há restrições à venda que impeçam o acesso dos menores de idade a esse comércio ilegal — seja como compradores, seja como vendedores ou ‘soldados’ do tráfico. Está tudo errado!”, criticou.

Wyllys reconheceu que o projeto é polêmico, mas disse esperar que a partir do seu PL seja realizado um debate nacional e declarou que o “Brasil precisa mudar”. Além da Câmara dos Deputados, no Senado também corre uma iniciativa que está sob relatoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que vai realizar uma série de audiências públicas podendo, posteriormente, construir um projeto de lei sobre o assunto.

Para conhecer o projeto de lei sobre a regulamentação e comercialização da maconha no Brasil, do deputado Jean Wyllys, clique aqui.



No artigo

4 comments

  1. Lemmetellyasmthng Responder

    Cuidado, Jean Wyllys! Os traficantes não vão gostar nem um pouco dessa ideia. Eles quererem manter tudo na clandestinidade, afinal, é através de sua prática criminosa que eles ganham a vida. Cuidado também com alguns políticos de alto escalão! Eles são os primeiros a quererem manter a maconha proibida pois ganham muito dinheiro com isso, afinal, eles que são os cabeças dessa máfia. Torcendo aqui pelo seu bem estar (mas acho melhor passar a andar com guarda-costas). Boa sorte!

  2. Anjovbt Responder

    Realmente, Wyllys está certo no que diz; além de formular um bom “projeto”.Mesmo assim, deve-se pensar se a regulamentação da Maconha irá ser efetivamente boa ou se o tiro sairá pela culatra; a escolha dos possíveis fins cabe exclusivamente ao projeto, que deve ser estudado, rígido e claro.

  3. Daniel Responder

    Palmas e mais palmas ao Sr. Deputado Jean Wyllys. A coragem política é evidente, e é isso que precisamos. Já passou da hora de colocarmos um ponto final nesta política de guerra às drogas que simplesmente não funciona. Quem é que mantém alguma conduta que não surte efeito positivo algum? Somente os teimosos mesmo…

    Parabéns, Jean. Esperemos agora que os seus colegas sejam, eles também, seres pensantes e corajosos.

  4. guilherme grudzinski Responder

    até que enfim tem pessoas no poder que quér resolver algo importante e séria para a segurança saude, educaçao e lucro do brasil


x