Por incitar bullying, Procon-RJ recolhe ovo de Páscoa Bis Xtra-chocolate

A embalagem do produto carrega a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”, que incentivaria a discriminação entre crianças e adolescentes

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A embalagem do produto carrega a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”, que incentivaria a discriminação entre crianças e adolescentes

Por Redação

O Procon-RJ realiza a Operação Pernalonga, visando retirar das prateleiras o ovo de Páscoa Bis Xtra + Chocolate, pois, no entender da entidade, o produto está em desacordo com o artigo 37, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor ao incentivar a discriminação entre crianças e adolescentes. A embalagem do produto carrega a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”.

Os adesivos que podem ser utilizados pelos jovens contêm expressões como “morto de fome”, “nerd” e “nervosinho”. No processo administrativo contra a Mondelez Brasil, fabricante do produto, o Procon entende que “em épocas onde as questões relativas ao bullying estão sendo discutidas é inadmissível que um produto  direcionado a crianças e adolescentes incite qualquer tipo de violência (como no caso, a verbal) entre eles”. “A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”, disse a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

A ação foi instaurada nesta terça-feira (2) contra a empresa responsável e se restringe ao estado do Rio de Janeiro. O processo foi aberto a partir de matérias veiculadas e de campanhas nas redes sociais e a medida suspende a comercialização e determina a apreensão dos produtos que estejam à venda. O Procon-RJ também informa que os gerentes dos estabelecimentos “que forem visitados pelos fiscais serão responsáveis por informar a todas as filiais da rede em que trabalham sobre a suspensão da venda do produto. O processo determina que as vendas do ovo Bis Xtra + Chocolate estarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying”.

A reportagem de Fórum entrou em contato com a assessoria de imprensa da Mondelez Brasil e foi informada que a empresa ainda está trabalhando em um posicionamento frente à ação do Procon-RJ, devendo ainda hoje divulgar um comunicado oficial.



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