Opinião: Sheherazade teve o que mereceu

A jornalista rompeu um limite no comentário em que aplaudiu justiceiros. Se mesmo depois ela não se deu conta de que estava aplaudindo um crime, é porque ela é sem noção

737 39

A jornalista rompeu um limite no comentário em que aplaudiu justiceiros. Se mesmo depois ela não se deu conta de que estava aplaudindo um crime, é porque ela é sem noção

Por Paulo Nogueira, no DCM

Rachel Sheherazade pode se juntar a Heisenberg e cantar com ele a música que fecha gloriosamente Breaking Bad: guess I got what I deserved. Tive o que mereci.

Se for confirmado que ela está fora do SBT, ela terá o que mereceu.

Sheherazade rompeu um limite no comentário em que aplaudiu justiceiros. Se mesmo depois ela não se deu conta de que estava aplaudindo um crime, é porque ela é sem noção.

O que ela não imaginava provavelmente, em sua arrogância cega, era a reação de indignação que suas palavras despertariam entre todas aquelas pessoas que não podem ser caracterizadas como direitistas raivosos.

Ela poderia ter suavizado o problema se tivesse, nem que fingidamente, pedido desculpas pelo que disse. Não. Ela acelerou na curva, e o precipício era a consequência inevitável.

O SBT – mais uma vez, caso se confirme seu afastamento – demorou para agir. Aparentemente Sílvio Santos só se comoveu quando começaram a circular rumores segundo os quais o governo estaria estudando a verba anual de 150 milhões de reais que coloca em publicidade oficial no SBT.

Ela está fora do ar. A justificativa oficial da emissora é que se trata de férias, mas Sheherazade teria que sair de férias mês sim, mês não para esta explicação fazer sentido. Alguém lembrou que ela tirou férias recentemente.

Há aspectos cômicos num episódio essencialmente dramático. Dias atrás, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse numa entrevista que achava o caso grave.

Janot disse que liberdade de expressão não pode ser confundida com incitamento ao crime. O engraçado é que ele afirmou que não tinha visto o vídeo ainda.

Ou ela vive num planeta paralelo, dada a repercussão formidável do comentário, ou estava fugindo do jornalista. Qualquer que seja a alternativa, foi um momento de comédia na história.

Sheherazade parecia assustada nas últimas semanas. Em sua conta no Twitter, ela pediu aos admiradores que assinassem uma petição virtual pela sua permanência no SBT.

O tom do pedido mostrou que ela não aprendeu nada com o episódio. Ela se apresenta, numa brutal inversão de papeis, como vítima.

As viúvas e os viúvos dela não devem chorar. A plutocracia cuidará bem de Sheherazade. Todos os jornalistas que defendem os interesses do 1% estão a salvo dos problemas econômicos que podem afligir os demais em caso de perda de emprego. Até o “historiador” Marco Antonio Villa, com seus constantes e bizarros  erros de avaliação, continua a aparecer com destaque na mídia.

O caso ensina muita coisa. Demonstra como é falaciosa a tese da “mídia técnica” que, até recentemente, governou as administrações do PT.

Colocar dinheiro público com base apenas em audiência pode fazer com que o governo, indiretamente, estimule o crime.

O mais interessante, em tudo, foi a força da opinião pública. A sociedade rejeitou o incentivo à violência feito por Sheherazade.

Por isso, e só por isso, ela teve o que mereceu.



No artigo

39 comments

  1. Emmanuel Teixeira Responder

    Segundo o Aurélio, uma opinião é: “s.f. Parecer, maneira de pensar, modo de ver. / Maneira de pensar particular sobre um assunto”. Uma maneira de pensar PARTICULAR, só isso.

  2. Emmanuel Teixeira Responder

    Isso é só uma opinião, que, segundo o Aurélio, é:” s.f. Parecer, maneira de pensar, modo de ver. / Maneira de pensar particular sobre um assunto”. Está longe de ser verdade ou certo. Isto não passa de uma opinião, uma maneira de pensar particular.

  3. NYLL Responder

    lamentavel…. todos sabemos que ela nao defendeu justiceiro nenhum, ela mesmo disse varias vezes que nao é a favor disso, apenas que entende s razoes da populaçao que esta cansada de esperar atitudes dos nossos governantes. aparentemente, voces estao representando alguma midia vendida, protegendo interesses politicos. ela disse o que a maioria das pessoas pensam, mas vcs ipocritas estao agora atacando-a por dizer a verdade…. alias, questiono se esse meu comentario sera publicado, o que só prova minha teoria

    1. Marcelo Responder

      Vc parece o procurador geral: nao viu e nem ouviu o vi’deo.

    2. Marcelo Lincoln Responder

      E aí, NYLL?? Seu comentário foi publicado e aí??? Seu coxinha alienado pelos grandes meios de comunicação!!

      1. Silva Neto Responder

        alienado é vc Marcelo Lincoln! que é capacho desse governo semi-totalitário que está botando as manguinhas de fora… Ela já explicou várias vezes que não apoia esse tipo de atitude, mais como ela tem coragem de criticar o governo que aí está, agora ela está sendo perseguida… Como é que pode um cara desses que apoia o governo que mais gastou dinheiro com a GRANDE MÍDIA vir aqui e dizer que os outros é que são alienados pelos grandes meios de comunicação? É muita incoerência!
        AH! e eu também sou contra fazer justiça com as próprias mãos, o problema é que o assunto Sheherazade já tomou conotações políticas, se for assim, 95% dos repórteres policiais deveriam ser afastados, pois falam muitas vezes que a população está correta nessas situações e vocês nunca falaram nada antes…

  4. Migliano Responder

    Não sei se teve o que mereceu seria a terminologia adequada para usar nesse caso, estaríamos mais uma vez utilizando o mesmo tipo de pensamento rasteiro que Sheherazade e seus súditos se utilizam. Que alguém tem que pagar por algo que comete, para aplacar a nossa sede de vingança.
    Acho que ela teve o que pediu. O que mostra que nossa justiça não é ambígua assim.

    1. Marcelo Responder

      Ela poderia ter pedido desculpas, mas ela va’rias vezes perdeu a oportunidade para tal, e nao o fez. Arrogancia? Ingenuidade? Nao sei se ela merece, mas acho que ela procurou encrenca por um puro deslize e’tico–ou pura falta de profissionalismo? Nao sei..

  5. Ana Ligia Responder

    Quem assina esse texto?

  6. lurde Responder

    Não entendo a liberdade que temos… liberdade de imprensa..parece que a ditadura mostra seus dentes…país de farsas…de um circo sem igual kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk liberdade? que liberdade!!!

  7. MARIO FERNANDES Responder

    O POVO BRASILEIRO, EU PELO MENOS, NÃO AGUENTO MAIS EUFEMISMOS EM RELAÇÃO AS VIOLÊNCIAS QUE NÓS ESTAMOS SOFRENDO EM HOSPITAIS, DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS E NA SEGURANÇA. PARABÉNS RAQUEL, TÔ CONTIGO E ATÉ MAIS.

    1. Marcelo Responder

      Ela, queira ou nao, cometeu um crime.

    2. Marcelo Lincoln Responder

      Leva prá casa, então!!

    3. Eduardo Responder

      Parabéns pela eloquência em seu comentário Mário! Levar a Raquel para casa é fácil, difícil é levar os criminosos que são fabricados neste Brasil pela omissão dos políticos, membros do MP e do Judiciário, descompromissados com a população.

  8. John Responder

    Tomara que eu não veja essa mulher tão cedo na TV, quanta merda ela já falou em tds esses anos e finalmente agora ela deu fora ridículo, ela não merece o título de jornalista que tem, uma jornalista que não estuda sobre o que fala e na hora fala SÓ MERDA merece algo bem pior que isso. Foi querer aparecer… TOMA!!!

  9. Nilsonli Responder

    Apoio a Raquel. É muito fácil criticar os Justiceiros, de trás de uma tela, ou atrás de uma Cadeira. Bandido Bom é bandido morto. Hoje em dia, quase todos os crimes tem resquícios de crueldade. Seja física ou psicológica. Me informem se alguém dos direitos humanos ou alguém que é contra, pegou algum bandido perigoso pra educar em sua casa, Preso tem até preferência de atendimento em hospital público!!!!!!!!

  10. samuel alves de oliveira Responder

    É fácil dizer estamos com você Rachel e não nos mexermos em prol daqueles que defendem as idéias da maioria,o gigante precisa despertar da cancão de ninar embalada pela mídia e seus soldados,que criticam tanto a ditadura praticando a mesma,porque a bandidagem está no poder,a mídia planta as idéias sujas enquanto lá em Brasília os porcos executam.

  11. Denir Léa do Patrocinio Responder

    Eu acredito que o parágrafo 10 refere-se ao procurador Rodrigo Janot. Não é?

  12. rafael Nascimento Responder

    Lindo ver a hipocresia desse jornal.. queria ver se fosse um filho dele.. se eles n fariam a msm coisas e tem mais os supostos justiceiros não mataram o pequeno malandro. Poderiam.. mas não fizeram.. mostra que msm indignado eles tem calma pra o pensamento racional.

  13. Marcelo Responder

    Acho engrac,ado quando as pessoas questionam censura a liberdade de expressao em um fo’rum de comenta’rios na internet. Contradic,ao ou pura falta de entendimento do significado destes dois termos?

  14. Thiago M. R. Responder

    Senhor Paulo Nogueira , quando o senhor ou um de sua família for vítima da bandidagem, entenderá muito bem o que a nobre jornalista em questão quis dizer ao dizer que é perfeitamente compreensível a atitude de “justiceiros” , no nosso país. Isso que o senhor defende é nada mais nada menos que a “censura”!

  15. Michael Josh Responder

    Sinceramente, esse artigo foi um dos mais porcos que eu li sobre o assunto. Man, se você tem algo contra Rachel é a sua opinião. Não digo que ela foi plenamente errada no que disse, por que não moro num bairro onde o policiamento e o governo é tão omisso a ponto dos moradores fazerem justiça com as próprias mãos, só que ela não peca em dizer que isso não foi uma boa atitude. Brasileiro tem fama de povo que sofre quieto, quando resolvem fazer alguma coisa e alguém é não é plenamente contra, se trata de apologia ao crime? Meu amigo, sinceramente.. Leve as palavras de Rachel á sério e adote um bandido, veja quanto demoram pra prender seu bandido adotado e quanto tempo demoram para prender alguém acusado de apologia ao crime. A justiça brasileira se preocupa com coisas sem importância, só fizeram esse “aue” por que a Rachel pegou na ferida deles! Adeus.

  16. Michel Responder

    okay autor da matéria, entendemos que você não gosta desta jornalista, mas não precisa expressar sua raiva no texto para outros leitores. Pode acabar fazendo a cabeça deles com essa sua mentalidade. O que queria? Que ela fosse em defesa do bandido? Na boa, pare de escrever, você não presta pra isso. (:

  17. Valnei França Da Conceição Responder

    Hipocritas, facistas ditadores!
    Nenhum idiota em sã consciencia pensa que ela foi afastada por tais comentarios citados.
    Obra da ditadura, que ja consegue barrar CPI’s, revogar leis que protegiam o mercado do país como a do porto e criando leis q enfraquece nossa soberania e despresando reais idenizacoes aos portuarios, a escravizar cubanos enviando seus salarios ao governo e fazendo com q aceitem as pessimas condicoes oferecidas a profissionais da saúde e seus funcionarios. Ja conseguem da um rombo de mais de 1 bilhao numa so operacao nos cofres da petrobras, numa conta que nem criança de 4 anos faria. Ja conseguem enviar bilhoes do nosso dinheiro para país de ditadores sem que nenhuma autoridade impedisse numa decisao arbritaria individual.
    Enquanto impedem policiais federais de fazerem seus trabalhos, usam a Abin para espionar sindicatos, etc etc etc.
    O que esta havendo com o povo brasileiro q esta vendo o mal vindo, crescendo aos poucos mas bem direcionado e nada é feito?
    Lembra-me a historia de Hitler e mais rescente a de Hugo Chaves!
    Classes trablhistas lembro q por muito menos havia greve geral, esta claro q os sindicatos estao de alguma forma na mao dests ditadores!
    Artistas, jornalistas, intelectuais se mobilizem. Talvez ainda nao chegou em vcs mas vai chegar e poderá ser tarde!

  18. Douglas de Jesus Santos Responder

    Rachel Sheherazade é uma pessoa que fala verdades na tv, e como toda pessoa que fala verdade existe aquelas que não gostam da verdade, e foi justamente isso que esse portal ou o redator que escreveu isso fez, não gostou da verdade e chamou ela DE SEM NOÇÃO! ¬¬

    viva Rachel Sheherazade .

  19. Fred Responder

    …é realmente legal ver a população defendendo um malandro enquanto se eu morrer em um assalto só quem irá sofrer é a minha família.

  20. Lucas Responder

    Seus vagabundos ordinários. vocês que vivem de dinheiro estatal pra defender criminosos e ocultar a realidade. vocês são imundos e desprezíveis

  21. Geverson Responder

    E vocês vão fazer o que, contra essa violência que tomou conta do país? Onde o povo já não está aguentando mais, onde já fui assaltado 5 vezes e a maioria dos caras que me assaltaram, já estão nas ruas, livres, alguns deles é porque são menores, outros é porque as leis os favorecem, isso que vocês fazem é um crime contra o povo, que paga os seus impostos e não tem um pingo de segurança, vivemos num país onde não se tem justiça, onde estão as leis? Aqui o bandido é que tem vez, um país onde quem fala a verdade toma naquele lugar…. Temos é que ficar calado e aguentar toda essa bagunça que está esse país? NÃO, NÃO MESMO, PELOS IMPOSTOS QUE NÓS PAGAMOS, EXIGIMOS UM PAÍS MELHOR, SOMOS A 7° MAIOR ECONOMIA DO MUNDO, ERA PRA TERMOS UMA QUALIDADE DE VIDA DE PRIMEIRO MUNDO, NÃO ACHAM????

  22. ports Responder

    Bom, “comentário sem nome,e comentário sem dono ”
    e comentário sem dono não tem muito valor,redação”

  23. elizabeth Responder

    Sem noção é quem a condena… Eu estou do lado dela . Só pra lembrar desde quando país democrático condena pessoas por falar o que pensam???

  24. jose Responder

    Muito bom contestar a caragem de outra pessoa … Você autor desse texto nao teve coragem nem de assinar as suas palavras… medroso(a) continue publicando textos assim pelo menos o site da empresa que você trabalha nao corre o risco de sair do ar, pessoa medíocre!

  25. Rembrandt Carvalho Responder

    Como é que voces do PORTAL FORUM vem e publicar asneiras com essas,jamais poderia ficar contra Rachel Sherazade,se ela so falou a VERDADE,porque ficar contra??se assim eu estivesse,tambem estaria contra a LIBERDADE DE EXPRESSÃO,LIBERDADE DE IMPRENSA,CONTRA DEMOCRACIA.Os comentários são unânimes em defesa da VERDADE,meus deus ,ai vem esse portal que não expressa a vontade popular,que nao tem nenhuma significância no contexto nacional,e fica publicando BESTEIRAS,ASNEIRAS,COISAS SEM NEXO.Quem publicou isso deve ser,defensor da DITADURA.

  26. SÉRGIO LUIZ FARAÚDE Responder

    ELA DISSE O QUE TODO POVO BRASILEIRO, QUE NÃO ESTÁ COMPRADO POR ESSA POLITICA SUJA, GOSTARIA DE DIZER. ACHO QUE QUEM ESTÁ CONTRA A JORNALISTA É SIMPLESMENTE UM HIPÓCRITA!!!

  27. Nanda Responder

    Eu nao acho que a sociedade tenha rejeitado o comentário de Sherazade, muito pelo contrário, as pessoas estão acatando,e a defendendo com unhas e dentes… Na verdade a Sherazade reflete a nossa nova classe média no Brasil… E segundo a nossa classe média a lógica para combater a banalização do mal é reproduzindo o mal.

  28. jacó Responder

    Ainda não teve o que merece pois ainda não está respondendo pelo crime que cometeu, e como não importa se rico ou pobre responderão por seus atos e ações ou omissões ela deve ser processada e devidamente condenada as sanções penais para servir de exemplo para outros que tentarem fazer apologia ao crime escondendo-se debaixo do manto da liberdade da imprensa, e as outras liberdades onde ficara a dignidade da pessoa humana, a intimidade deste jovem que por ser negro foi ofendido por uma apresentadora e um meio de comunicação de massa.

  29. Hilton Responder

    Você, “jornalista comunista” que fez esse texto de mau gosto, e que também incita a violência e a corrupção, devia ser calado também.

  30. ANA MEIRE Responder

    FALSO MORALISMO, QUEM DEFENDE A MARGINALIDADE EXPOSTA NA NOSSA CARA;


x