Edições do primeiro jornal gay do Brasil podem ser lidas online

Jornal "O Lampião de Esquina" marcou época ao retirar a pauta LGBT do armário em pleno regime de censura

8132 4

Jornal “O Lampião de Esquina” marcou época ao retirar a pauta LGBT do armário em pleno regime de censura

Por Redação

Fruto de um projeto da ONG Grupo Dignidade, todas as edições daquele que pode ser considerado o primeiro jornal destinado ao público LGBT, o Lampião de Esquina, fundado em 1978, podem ser lidas online.

Em plena ditadura militar os ativistas João Silvério Trevisan, Darcy Penteado, Aguinaldo Silva, Peter Fry e João Antônio Mascarenhas fundaram a publicação que, mesmo tendo durado apenas quatro anos, marcou época por tirar a pauta LGBT do armário em pleno regime militar e de censura.

Em formato tabloide, o Lampião causou furor no seu curto tempo de existência (1978-1981), pois, contra o establishment homossexual à época, o meio utilizava palavras como “bicha” e levou à capa figuras como Fernando Gabeira e Lula. Além da questão editorial, o jornal foi também um forte catalisador da primeira onda de grupos ativistas do Brasil.

As edições do jornal “O Lampião de Esquina” podem ser conferidas aqui.



No artigo

4 comments

  1. Carolina Responder

    Não consigo aceder ao link com as edições do jornal. Será que me poderiam fornecer um link alternativo?
    Obrigada

  2. HELBERTH SARAIVA DO CARMO Responder

    Quero receber informes.

  3. Victor Hugo Responder

    Eu tenho todos em pdf. Quem quiser e tiver drop box eu posso enviar. Minha dissertação de mestrado e minha monografia eu pesquiso o Lampião da Esquina.

  4. Victor Hugo Responder

    Eu tenho todos em pdf. Quem quiser e tiver drop box eu posso compartilhar. Fiz minha pesquisa de monografia sobre o consumo na imprensa gay e agora estudo a violencia no Lampião da Esquina….


x