Perfil do Twitter denuncia preconceito contra empregadas domésticas

Página “A Minha Empregada” traz à tona o preconceito cotidiano ao mostrar tuítes como esse: “A anta nordestina da minha empregada botou a Nutella na geladeira e agora tá duro!”

1957 12

Página “A Minha Empregada” traz à tona o preconceito cotidiano ao mostrar tuítes como esse: “A anta nordestina da minha empregada botou a Nutella na geladeira e agora tá duro!”

Por Isadora Otoni

Para quem fala que não existe preconceito no Brasil, o perfil do Twitter “A Minha Empregada” prova o contrário. Uma seleção de postagens foi republicada pelo autor, mostrando racismo e outros tipos de discriminação social. “A chibatada é serventia da casa. (Contém ironia e tristeza)”, descreve como apresentação.

O autor da página, que pediu anonimato, conta que tudo começou após uma discussão sobre  Donald Sterling. O dono do Los Angeles Clippers foi protagonista de um episódio de racismo em conversa com a namorada, V Stiviano. “Um amigo o defendia porque ‘tudo que ele disse foi de maneira privada, numa conversa com sua namorada’”, conta.

A partir de então, o criador resolveu escancarar os “preconceitos públicos”. “Resolvi buscar por ‘minha empregada’ no Twitter, e me surpreendi com as barbaridades ditas”. Assim, o coordenador de marketing criou a página para mostrar como somos preconceituosos mesmo sem perceber. “As pessoas não se enxergam mais no outro e é aí que o problema começa”, avalia.

a (8)Confira alguns dos piores tuítes:

a (7)

a (1)a (2)

a (3)a (4)

a (6)

a (5)a (9)a (10)



No artigo

12 comments

  1. Stay Puft Responder

    a segunda é a unica q nao tem nada demais…

    1. Paula Responder

      A pessoa claramente usou a palavra negra, junto com a palavra gorda, para denegrir a menina. Isso é racismo.

      1. Samuel Responder

        Você que leu como uma preconceituosa! Ela pode ser simplesmente gorda e negra ou uma NEGRA GORDA/GORDA NEGRA. O cara só fez uma comparação.

        1. Sa Responder

          Ele não fez uma comparação ele foi preconceituoso mesmo, pois ele colocou entre parênteses: era pior que a minha empregada. E pq a empregada dele é ruim? Por ser negra? Por ser gorda? Por ser de classe econômica inferior a dele?

    2. miche Responder

      o que eu acho terrível é eleger alguém como alguém como pior por uma razão estética, e ainda fazer o “sacrifício” para ganhar a aposta, otário ao quadrado. Ele ficou com alguém que não se encaixa no padrão de beleza eleito por ele pra ficar contando vantagem? baita mané

  2. Carla Responder

    Putz…escrevendo desse jeito aí, ainda se julgam melhores..aff

  3. wilian Responder

    Eu acho que pessoas assim deviam perder tudo o que tem, quer dizer o que o pai tem, passar muita dificuldade na vida, assim quem sabe um dia eles mostram respeito com o proximo.

  4. nanan Responder

    Sou dómestica,negra,trabalho pra um filinho de mamãe, se um dia ele me disser algo assim, entrego minha cesta de limpeza na mão dele. Já q estas pessoas se jugam tão boas, superiores as empregadas madam elas rmbora e vá lavar os seu banheiros. Todos merecemos respeito,pobre, rico,estrangeiro, e o q falta neste mundo RESPEITO UM COM O OUTRO. RRSPEITAR crenças,opiniões etc.

    1. Patroa Responder

      Honre seu salário e fique quieta. Shhhhh! Pega a vassoura e vai varrer gata!

      1. Natalia Responder

        Ai “patroa”, fica quietinha que tá feio.

  5. Patroa Responder

    E os posts são sem fundamento???? Hahahahahahaha.
    Eu morri de rir! São ótimos!!!!!
    #antas


x